Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/01/22 às 16h25 - Atualizado em 7/01/22 às 18h50

Brasília Ambiental doa equipamentos de TI a OSC Programando o Futuro

O Instituto Brasília Ambiental realizou, na tarde desta sexta-feira (7), a doação de 485 equipamentos de TI à Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, executora do programa Reciclotech da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/DF). A OSC é homologada como operadora da região Centro-Oeste, sendo a responsável pelos procedimentos operacionais e efetiva utilização dos bens doados pelo órgão ambiental no âmbito do programa.

 

Com o objetivo de atender as exigências desse tipo de iniciativa, a autarquia estabeleceu a Comissão de Avaliação de Bens Inservíveis (CABI), formada por servidores das gerências de Almoxarifado e Patrimônio (Gealp) e de Infraestrutura (Geinfra) do órgão, para definir tudo que poderia ser doado e reaproveitado. “O Brasília Ambiental está sempre atento e pronto para firmar parcerias que possam beneficiar o meio ambiente.  Encontramos no programa da Secti a melhor solução sustentável para esse grande volume de materiais”, ressaltou o secretário-geral do Instituto, Thúlio Moraes.

 

Entre os bens entregues estão monitores, impressoras, computadores, HDs, relógios eletrônicos de ponto, discos rígidos para computador, notebook e teclados, entre outros.  “Hoje conseguimos desocupar duas salas grandes que guardavam materiais inutilizados desde 2016. Todos os equipamentos foram formatados antes da entrega, a fim de garantir a segurança da informação”, contou a chefe da Unidade de Tecnologia e Gestão da Informação Ambiental (Ugin) do Brasília Ambiental, Tatiane Correia.

 

A importância da parceria também foi apontada pelo fundador e coordenador da OSC Programando o Futuro, Vilmar Simion, que reforçou a importância de órgãos públicos realizarem o descarte correto de seus equipamentos. “Após o tratamento adequado, o que estiver em boa condição de uso será doado para escolas de Brasília como incentivo a inclusão digital. Já o material danificado será transformado em matéria-prima para novos produtos da indústria”, explicou.

 

Além de realizar a entrega dos equipamentos, os gestores do Brasília Ambiental visitaram as instalações e acompanharam o funcionamento da sede da organização, localizada na Região Administrativa do Gama, na companhia do coordenador do Reciclotech, Anderson Freire.

 

PEVs – A população também é incentivada pela Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) a realizar o descarte consciente de materiais pós-consumo em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), sendo as ferramentas tecnológicas recolhidas e reaproveitadas pelo programa Reciclotech.

 

Os interessados podem realizar as entregas em PEVs instalados nas unidades de conservação administradas pelo Brasília Ambiental: parques ecológicos do Areal; Sucupira (Planaltina); Jequitibás (Sobradinho); do Paranoá; Veredinha (Brazlândia);  e Três Meninas (Samambaia). Confira outros pontos de entrega aqui.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543