27/10/21 às 18h09 - Atualizado em 18/11/21 às 14h46

Brasília Ambiental debate saúde física e mental de servidores

A manutenção da saúde física e mental em meio a novos hábitos trazidos pelo teletrabalho foi o tema central da IX Semana da Saúde e Segurança do Trabalho, promovida, nesta semana, pelo Instituto Brasília Ambiental. O evento virtual, voltado a servidores e aberto ao público, contou com palestras transmitidas pelo canal do Brasília Ambiental no YouTube, que seguem disponíveis para acesso na plataforma.

Durante a abertura, o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, reforçou a necessidade de abordar os impactos do teletrabalho diante do novo contexto mundial. “Devemos pensar como isso pode e deve impactar o emocional das pessoas, as relações interpessoais e tudo aquilo que envolve nossos servidores. Por isso, também discutiremos nesta semana as mudanças na alimentação e os novos hábitos que vieram para ficar”, pontuou.

Já o superintendente de Administração Geral (Suag), Ricardo Roriz, disse esperar que o evento “seja um incentivo para que todos reflitam sobre os assuntos que serão trazidos ao longo da semana”. Segundo ele, “precisamos cuidar da nossa saúde física e mental, afinal, com a ‘cabeça fora do lugar’ é difícil produzir”.

Palestras- “Óleos essenciais do cerrado” foi o tema da primeira palestra da IX Semana da Saúde, com a terapeuta holística e analista de atividades de meio ambiente Rosângela Echeverria. Ela falou sobre o uso dos óleos, inclusive, no âmbito do projeto Conexão Verde, desenvolvido pelo Brasília Ambiental.

No segundo dia de transmissões, a nutricionista Hosana Aráujo falou sobre “A alimentação no teletrabalho: desafios e soluções”, enquanto a palestrante Sane Alessandra foi a responsável por debater questões de planejamento com o tema “Tempo e Saúde: o valor das ferramentas de organização”.

Por fim, nesta quarta-feira (27) e último dia do evento, “MindFulness para a saúde física mental” foi o assunto abordado por Rosângela Lins durante a manhã. A programação foi encerrada com a palestra “Impactos da Pandemia na Saúde Mental”, conduzida pela Dra. Karinne Tavares.

Além das ações abertas ao público em geral, os servidores do órgão puderam intensificar a interação através de um grupo no WhatsApp, criado para facilitar a troca de informações sobre as palestras, assim como a veiculação de vídeos produzidos pelos próprios servidores sobre questões ambientais e outros temas de interesse.

A Semana da Saúde do Brasília Ambiental, que acontece desde 2012, não conta com orçamento para sua realização. Dessa forma, além de palestrantes servidores do próprio órgão, as palestras são viabilizadas por meio de parcerias com outros órgãos do governo, como a Subsecretaria de Saúde da Secretaria e Economia, por exemplo, ou com profissionais liberais que têm interesse em divulgar seus trabalhos.