O Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a governadora do Distrito Federal em exercício, Celina Leão, assinouna manhã desta sexta-feira (14), a Licença de Instalação (LI) para a expansão do Complexo Penitenciário do Distrito Federal. A permissão ambiental possibilita a realização das obras de implantação do terceiro bloco da unidade prisional (PDF-III), na Fazenda Papuda.
O presidente do Instituto, Rôney Nemer, destacou que, do ponto de vista ambiental, a nova construção deverá atender a todos os critérios relacionados na licença. “Para que essa obra possa acontecer será observado o comprimento das condicionantes com o objetivo de mitigar o impacto sobre o meio ambiente e, também, com o pagamento da devida compensação ambiental”, esclareceu Nemer.
“A entrega de hoje é muito simbólica, pois o nosso sistema carcerário, assim como o de tantas outras unidades da federação, está cheio e a ampliação irá propiciar a aqueles que estejam reclusos, saiam de lá verdadeiramente recuperados”, acrescentou a governadora em exercício, Celina Leão.
Durante a solenidade realizada em Samambaia além do presidente do Brasília Ambiental e da governadora interina esteve presente, o secretário de Governo, José Humberto; o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes; o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar; o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, entre outras autoridades.
O secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, destacou a importância que a entrega da permissão ambiental irá impactar no sistema carcerário. “Com essa licença ambiental vai ser possível a construção de unidade prisional com 600 vagas diminuindo-se o déficit, pois enfrentamos o problema da superlotação, além da ampliação da oferta de trabalho, estudos e ressocialização dos internos”, concluiu Teles.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543