Por meio da sua Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), o Instituto Brasília Ambiental, realizou na manhã desta sexta-feira, 7, em sua sede, palestra para 38 mestrandos/doutorandos, do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB), sobre o Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC) e a gestão das UCS no Distrito Federal.
A palestra foi proferida pela superintendente da Sucon, Marcela Versiani, e teve o objetivo de acrescentar, ao arcabouço de conhecimento dos pesquisadores, dados sobre a importância da biodiversidade dessas UCs e o trabalho desenvolvido pelo Instituto para a proteção desses espaços.
A superintendente explica que a iniciativa visou atender à demanda de disciplina do CDS que aborda a gestão de UCs. “Compartilhamos um panorama geral sobre o SDUC e a realidade que temos dentro do Brasília Ambiental para gestão das Unidades de Conservação e parques”, explicou.
Versiani conta que a disciplina demandante conta com alunos de diversas áreas do conhecimento, o que enriqueceu o debate. “São pessoas que trabalham, por exemplo, com concessões de área de uso público dentro do BNDES, servidores do Ministério do Meio Ambiente, turismólogos, pessoas que moram dentro de UCs, outras que trabalham com populações tradicionais. Foram colocados vários focos diferentes sobre as Unidades. Então, a troca de experiências foi muito boa. Trouxe conhecimento e uma ampliação de visão para pensarmos no âmbito da gestão das nossas UCs”, ressaltou.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, endossa que uma grande oportunidade de ampliação de conhecimento. “Sempre trabalhamos tangenciando o meio ambiente. Porém, nos mais de 120 dias em que estou à frente do Instituto, tenho aprendido muito com os servidores e tenho buscado valorizar o corpo técnico. Todos os dias aprendo uma coisa nova. Quando soube dessa ‘aula’ da Marcela, fiz questão de estar presente. Tenho conhecido as UCs, e me apaixonada cada dia mais pelo nosso Cerrado”, disse.
Outras participações – O evento contou ainda com a participação de membros da Fundação Pró-Natureza (Funatura), instituição criada em 1986, que desenvolve e apoia projetos em todo o Brasil no contexto socioambiental. Eles explanaram sobre o Projeto Conserva Cerrado, desenvolvido em parceria com o Brasília Ambiental. Houve também a participação do diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Menezes.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543