9/09/25 às 11h13 - Atualizado em 9/09/25 às 17h47
Texto: Bety Rita Ramos / Revisão: Mariana Parreira

O Instituto Brasília Ambiental realiza no dia 11 de setembro, próxima quinta-feira, em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, o lançamento do videodocumentário Brigada Florestal: A Jornada. O trabalho, que é uma produção da Assessoria de Comunicação do Instituto, visa retratar todo o processo de seleção, formação e contratação dos 150 brigadistas florestais, que passaram a fazer parte do quadro da autarquia este ano. O lançamento será na sala de reuniões do 4º. Andar da sede da autarquia, às 15h.

A governadora em exercício, Celina Leão, enfatizou a importância tanto do trabalho dos brigadistas, como do vídeodocumentário. “É essencial mostrar à população trabalho dos brigadistas florestais que são fundamentais nas Unidades de Conservação ao prevenir e combater incêndios que ameaçam a biodiversidade e os ecossistemas, realizar monitoramento constante, prestar apoio logístico, e atuar na educação ambiental e conscientização da comunidade local, protegendo o patrimônio natural e garantindo a recuperação e preservação a longo prazo dessas áreas”.
O presidente do Instituto, Rôney Nemer, ressalta que o pano de fundo que moveu todo o processo seletivo da brigada 2025 foi prevenção. “Não vou dar spoiler do que será mostrado no documentário, mas asseguro que foi um processo seletivo cheio de inovações, e que todas elas visaram condições para realizarmos um trabalho mais efetivo de prevenção dos incêndios florestais nas nossas Unidades de Conservação. Prevenção, com certeza, será é a palavra que vocês mais vão ouvir nos depoimentos colhidos. Nosso objetivo é focar em termos um Cerrado cada vez mais preservado”, ressaltou.

O Dia Nacional do Cerrado é celebrado em 11 de setembro para conscientizar sobre a importância do bioma e a necessidade de sua preservação. Conhecido como a “caixa d’água do Brasil” e “berço das águas”, o Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, abrigando as nascentes de importantes bacias hidrográficas e três grandes aquíferos.
A data foi instituída por decreto em 2003 e visa promover a conservação de sua rica biodiversidade e a adoção de práticas sustentáveis de uso dos seus recursos naturais.