Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/22 às 19h43 - Atualizado em 24/06/22 às 10h42

Beleza cênica e paz no Parque Ecológico Olhos D`Água

COMPARTILHAR

Reserva verde de inigualável beleza cênica, onde há muita tranquilidade, segurança e predomina a cultura do respeito. É assim que frequentadores do Parque Ecológico Olhos D`Água, localizado na Asa Norte, definem a Unidade de Conservação (UC). Administrado pelo Instituto Brasília Ambiental, o espaço é um  mais frequentados da região, recebendo cerca de 30 mil usuários por mês.

 

Clique AQUI e veja vídeo.

 

A fotógrafa Endora Barbosa, 40, moradora da Asa Norte, afirma se sentir muito segura no parque e destaca a qualidade de vida que o local proporciona a quem frequenta. “O espaço verde, amplo, a gente fica tranquilo. Esse escape da cidade, que é essa possibilidade de vir aqui, entre um compromisso e outro, sentar no gramado, tirar o sapato, encontrar uma pessoa, é muito bom”, conta.

 

Para a acupunturista Estela Gilbert, 24, a unidade de conservação provoca um grande encantamento, por dar a sensação de que a pessoa está distante da “loucura da cidade”. Ela destaca ainda a infraestrutura para receber pessoas com dificuldade de locomoção, as boas trilhas e a horta, além dos espaços para yoga, meditação e banho de sol. “O parque permite que a gente tenha contato com um Cerrado preservado, oferecendo conforto para todo mundo, das crianças aos idosos”, ressalta.

 

As frequentadoras assíduas também defendem a importância da contribuição dos usuários ao recolher o próprio lixo, não arrancar plantas nativas e, assim, manter a conservação dos 25 hectares repleto de belezas naturais. “O bonito é ver, ouvir os pássaros cantando e deixar do jeitinho que encontramos. Influenciar o mínimo possível neste ambiente”, aponta a arquiteta Sabrina Montenegro de Castro, 42.

 

Infraestrutura – O Parque Ecológico Olhos D`Água, criado em 1994, oferece aos seus usuários pista de caminhada e cooper de 2,1 km, trilha interna, a famosa Lagoa do Sapo que surgiu por meio de uma nascente, relógio do sol, circuitos de aparelhos de ginásticas, Pontos de Encontros Comunitários (PECs), banheiros, bebedouros e sede administrativa.

 

Com espaços para aulas de yoga, tai chi chuan, ginástica, gramado para tomar sol, praça da vitalidade, duchas, serviços de massagem e aulas de meditação, também reúne uma grande variedade de aves, pequenos mamíferos e répteis, além de flora diversificada.

 

A unidade de conservação tem entrada gratuita e funciona todos os dias. O portão principal fica aberto das 5h30 às 21h e os portões laterais podem ser acessados das 6h às 18h.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543