Governo do Distrito Federal
14/04/22 às 11h35 - Atualizado em 20/04/22 às 15h53

Auditores fiscais atuam em operação de barreira na BR-080

COMPARTILHAR

Auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental, que integram o Curso de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (PMDF), apoiaram, nesta quarta-feira (13), ações de barreira na BR-080, em Brazlândia. Durante a fiscalização foram abordados carros de passeio com barco, carros refrigerados e caminhonetes, além de caminhões com carga de carvão, transporte de GLP (gás), câmara frigorífica e madeira. A operação deve continuar durante todo o feriado prolongado.

 

 “Esse tipo de iniciativa nos ajuda a identificar cargas que estejam operando na ilegalidade, como nos casos de pescados irregulares ou produtos florestais. A autuação e apreensão do material são formas de reduzir os danos ambientais”, explica o superintendente de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam) da autarquia, David Lago.

 

Somente em 2022, o Brasília Ambiental apreendeu 117 m³ de madeira, sendo 98 m³ recolhidos em uma única ação, o que corresponde a 4.400 árvores suprimidas. Também ocupam a lista de apreensões da unidade Passeriformes (pássaros), Galliformes (galos e galinhas) e Columbiformes (pombos e rolas), além de equipamentos.

 

Ao todo, a Superintendência de Fiscalização realizou 834 ações fiscais e 51 de monitoramento no primeiro trimestre deste ano, resultando em 245 autos de infração, 42 embargos, 29 apreensões, 10 interdições e R$ 4,4 milhões em multas.

 

Entre os principais temas estão a poluição sonora, criações indevidas de animais silvestres, maus-tratos e ocupações em unidades de conservação. As denúncias de irregularidades ambientais podem ser registradas na Ouvidoria do GDF pelo telefone 162 ou site ouv.df.gov.br.

 

Formação– Além dos integrantes de diversos Batalhões Militares, O 20º Curso de Policiamento Ambiental (CPA/2022) conta com a presença dos auditores fiscais Daniela Marçal e Ricardo Vilella, que também buscam o aprimoramento no trabalho realizado pelo Brasília Ambiental, visto que o órgão é responsável por diversas ações de fiscalização e monitoramento na temática de meio ambiente.

 

A formação visa proporcionar conhecimentos ambientais que abordam a proteção da fauna, flora e recursos hídricos, resgate e manejo de animais silvestres em situação de risco, legislação ambiental, operações de policiamento, auditoria, fiscalização e monitoramento, entre outros assuntos.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543