Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/23 às 11h19 - Atualizado em 5/10/23 às 14h31

Arie da Granja do Ipê recebe visita técnica

COMPARTILHAR

A Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Granja do Ipê, localizada entre as regiões administrativas do Riacho fundo I e II, Park Way e Núcleo Bandeirante, recebeu, na manhã da última terça-feira (19), os membros do Conselho Gestor Consultivo da região e o Procurador Federal Felipe Fritz Braga, do Ministério Público Federal, para uma visita técnica. Na ocasião, o grupo, junto de servidores do Instituto Brasília Ambiental, percorreu alguns pontos da Unidade de Conservação (UC) para fazer o reconhecimento do local.

 

A comitiva conheceu as nascentes do Córrego Capão Preto e a Mesa JK. Também realizaram uma visita ao CAUB I, onde foram apresentadas as práticas de educação ambiental com os alunos do Centro Educacional Agrourbano Ipê. A vistoria foi finalizada com a apresentação das atividades em desenvolvimento na Granja Modelo do Ipê, sob gestão da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri).

 

Granja do Ipê

Com uma área de 1.143 m² e um perímetro de 16.550,59 metros, a Unidade de Conservação preserva grande parte da biodiversidade do DF. É nela que nascem os córregos Capão Preto e Ipê, que juntos formam o Coqueiro, único afluente que leva ao Riacho Fundo e ao Riacho Fundo II, e tem água adequada para consumo.

 

Além da alta capacidade de abastecimento hídrico, a Arie possui fauna e flora exuberante com exemplares do Cerrado e espécies ameaçadas, como tamanduás-bandeira e lobos-guará. Nela há também pelo menos dois sítios arqueológicos pré-históricos, estudados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543