Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/23 às 9h44 - Atualizado em 17/03/23 às 10h53

Agentes do Brasília Ambiental flagram ameaça de invasão na Granja do Ipê

COMPARTILHAR

Após denúncias de moradores do Riacho Fundo, agentes de Unidades de Conservação do Instituto Brasília Ambiental flagraram, neste domingo (26), desmatamento e tentativa de ocupação irregular na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Granja do Ipê, que fica no Riacho Fundo II.

 

Segundo o Brasília Ambiental, os agentes foram, à tarde, no local e identificaram o responsável pela supressão vegetal, feita sem autorização, numa área de, aproximadamente, 3.000 m². Após verificação da falta de autorizações legais, o responsável foi encaminhado para a 27° Delegacia Polícia Civil, o caso está sendo apurado.

 

A área que estava prestes a ser invadida é localizada na Zona de Proteção (ZP), indicada no Plano de Manejo da ARIE e encontra-se no perímetro do sítio arqueológico protegido pela UC. “Quando conseguimos, através de denúncias da comunidade, chegar lá na hora, flagrar e coibir uma tentativa de ocupação, antes de ela se consolidar, é muito positivo. Aí está claro, também, o sentimento de pertencimento da comunidade com relação ao parque”, afirma a superintendente de Unidades de Conservação do Instituto, Rejane Pieratti.

 

A Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam) do Instituto vai proceder autuação administrativa do infrator com aplicações de sanções como aplicação de multa, advertência, dentre outras medidas, conforme o caso existir.

 

Granja do Ipê – A ARIE é uma Unidade de Conservação de uso sustentável, criada pelo decreto nº 19.431, de 15/07/1998, com uma área de 1.143 m², e um perímetro de 16.550,59 metros. Faz fronteira com Núcleo Bandeirante, Park Way, Recanto das Emas e Riacho Fundo I, onde está preservada grande parte da biodiversidade do DF. É nela que nascem os córregos Capão Preto e Ipê, que juntos formam o Coqueiro, único afluente que leva ao Riacho Fundo I e ao Riacho Fundo II, água adequada para consumo.

 

Além da alta capacidade de abastecimento hídrico, a ARIE conta com flora e fauna exuberantes. Exemplares do Cerrado e espécies ameaçadas, como tamanduás bandeira e lobos guará, estão em toda a parte na UC. Nela há também pelo menos dois sítios arqueológicos pré-históricos, estudados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543