1/02/22 às 14h15 - Atualizado em 4/02/22 às 8h55

Abertas inscrições para o projeto Parque Educador

O Instituto Brasília Ambiental, por meio da sua Unidade de Educação Ambiental (Educ), realiza, de 1º de fevereiro a 2 de março, as inscrições do projeto Parque Educador – referente ao 1º semestre/2022. Estão sendo oferecidas 72 vagas, distribuídas em seis Unidades de Conservação (UCs).Os encontros ocorrerão de março a junho.

A novidade do semestre é que as atividades do projeto retornarão cem por cento à modalidade presencial. Desde o início da pandemia, em 2020, estava ocorrendo de forma virtual, e no final do último semestre do ano passado parte já foi presencial.

O Parque Educador, que é desenvolvido em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Educação, tem como foco principal o receptivo de estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal para a realização de atividades de educação integral, ambiental e patrimonial nas Unidades de Conservação, sob a gestão do Instituto. Em 2021 atendeu 122 escolas e 8.023 estudantes.

As atividades desenvolvidas envolvem trilhas guiadas nas UCs, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e vivências na natureza. O foco é a formação integral dos estudantes, reforçando e ampliando os conteúdos estudos na sala de aula de forma interdisciplinar.

Encontros – O projeto tem duas modalidades, uma de dez encontros semanais e outra de quatro encontros com a mesma periodicidade. Na primeira modalidade, as turmas regulares de 40 alunos visitarão as UCs uma vez por semana, nas três primeiras semanas do mês, durante todo o semestre, totalizando dez visitas. Essa modalidade é mais indicada para as escolas e os alunos de educação integral.

Na modalidade de quatro encontros, os 40 alunos realizarão uma visita mensal na última semana da de cada mês à UC, totalizando quatro visitas durante o semestre. Essa modalidade é indicada para todas as escolas e alunos da rede pública de ensino. As escolas têm que fazer a opção pela modalidade no ato da inscrição.

O Parque Educador ocorre na Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae)/Parque Ecológico Sucupira e nos Parques Ecológicos Águas Claras, Três Meninas (Samambaia), Saburo Onoyama (Taguatinga), Riacho Fundo e Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul).