Texto: Juliana Pinho | Revisão: Mariana Parreira
Brigadistas florestais do Instituto Brasília Ambiental realizaram o resgate de um Lobo Guará na manhã desta terça-feira (14), na área rural de Planaltina. A equipe estava na base, localizada na Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae), quando foi contatada pela gerência da Fazenda Toca da Raposa, situada nas proximidades da Unidade de Conservação, relatando que havia um animal, provável Lobo Guará, preso em um tanque de armazenamento de água da propriedade.
Os combatentes se deslocaram até a fazenda munidos de materiais necessários para a contenção e resgate de mamíferos canídeos, tais como gaiola, cordas e cordeletes, cambão e equipamentos de proteção individual (EPI’s).
“Ao chegarmos lá, sob o comando do Agente de Unidade de Conservação Israel Almeida, foi identificado se tratar de um Lobo-Guará. O animal estava cansado, escorregando na lona, o que facilitou bastante a contenção. Não apresentava nenhum tipo de ferimento ou sangramento”, detalhou o chefe de esquadrão Elionaldo Rabelo.
Toda a ação, desde a mobilização até a soltura do animal, no interior da Estação Ecológica, levou cerca de 40 minutos. “Durante o curso de formação do processo seletivo da Brigada Florestal de 2025, os candidatos foram capacitados a realizarem o manejo de fauna além do preparo para a prevenção e o controle do fogo”, explicou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.
A atuação da brigada florestal vai muito além do de combater os incêndios, a exemplo do trabalho preventivo nos meses de chuva, na manutenção das trilhas e aceiros nas unidades de conservação, no apoio aos parques ecológicos e no salvamento de fauna.
O resgate do Lobo Guará, espécie símbolo do Cerrado ameaçada de extinção foi realizado pelos brigadistas Ray Lima, Matheus Castilho, Elionaldo Rabelo, José Silva e Pedro Henrique.
A governadora do Distrito Federal em exercício, Celina Leão, destacou a importância das iniciativas para a proteção do meio ambiente. “Nossa gestão está totalmente comprometida com a preservação do Cerrado. Nossos brigadistas estão prontos para agir e não pouparão esforços para proteger o nosso bioma e toda sua biodiversidade”, salientou.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543