Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/25 às 14h31 - Atualizado em 6/06/25 às 14h31

Licenciamento Ambiental agora no ONDA

COMPARTILHAR

 

Texto: Bety Rita Ramos / Revisão: Patrícia Kavamoto

 

O Instituto Brasília Ambiental lançou na manhã, desta sexta-feira, 6/6, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Painel de Licenciamento Ambiental no Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental (Onda), para consulta do público interno e externo. O lançamento integra a programação das atividades deste mês, referentes às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Para acessar o painel clique Aqui.

 

A superintendente de Licenciamento Ambiental do Instituto, Nathália Almeida, destacou que para o painel se viabilizar foi necessário quase um ano de mutirão das equipes da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) e da Unidade de Tecnologia e Gestão da Informação Ambiental (UGIN). “A partir de agora as principais informações de licenciamento ambiental estarão disponíveis a poucos cliques de qualquer pessoa interessada no tema. Será possível conhecer o universo de processos em andamento, bem como cruzar essa camada com outras informações ambientais. Com essa nova ferramenta da plataforma ONDA, daremos transparência aos processos em tramitação, facilitando o acesso à informação e diminuindo o número de solicitações de demandas por usuários externos”.

 

Nathália Almeida destacou ainda que a importância desta nova ferramenta se traduz no fato de o Distrito Federal ter hoje cerca de 3.230 processos de licenciamento ambiental. “São mais de três mil pontos de controle e centenas de licenças em vigor. Então, a importância está na transparência que o painel permite. A população poderá acessá-lo, e saber, por exemplo, o que tem perto de sua casa, em termos de empreendimento licenciável. Também vai nos ajudar a melhorar nossos índices de comunicação com o usuário, levando a pessoa, os órgãos de controle, os meios de comunicação a ter acesso às informações que precisam. É claro, tudo isso, levando em conta a proteção dos dados de cada usuário”.

 

A assessora da Sulam, Jeiza Jerônimo, que coordenou a equipe de desenvolvimento do painel, fez a apresentação detalhada do funcionamento da ferramenta, demonstrando que as informações sobre licenciamento ambiental poderão ser encontradas numa busca que pode partir, do nome de uma Região Administrativa, de uma de atividade licenciável, de um período, de processos licenciados, de processo em análise, entre outros comandos. “Enfim, existem vários caminhos que conduzem às informações, e não é necessário fazer cadastro, ter login ou senha. O painel permite a aquisição rápida de dados. As informações são sistematizadas e confiáveis”, afirmou.

 

 

A vice-governadora, Celina Leão, destacou a importância de aliar a tecnologia à prestação de serviço à sociedade. “O painel dentro da plataforma ONDA mostra como é fundamental usarmos as ferramentas tecnológicas para melhorar nossa prestação de serviços à população. Ele vai entregar transparência ativa de informações e agilidade nos processos para os usuários dos serviços de licenciamento ambiental. A equipe envolvida está de parabéns”.

 

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, endossou as palavras da vice-governadora: “Transparência é o melhor dos mundos e o mundo hoje pede transparência. Sempre destaco o alto nível da qualidade técnica dos servidores do Brasília Ambiental. Os responsáveis pelo desenvolvimento desse projeto estão de parabéns. Nesta autarquia não temos medo do trabalho técnico realizado, o trabalho é sempre feito com segurança e muita capacidade”.

 

ONDA – O Observatório é uma ferramenta desenvolvida, em 2021, pela Unidade de Tecnologia e Gestão da Informação Ambiental (UGIN) do Instituto, que reúne informações sobre as várias áreas de atuação da autarquia. Além de consultar, criar, inserir dados, documentos e metadados, também é possível visualizar mapas interativos, painéis de monitoramento geoestatístico, gráficos interativos, imagens de drone e satélite na plataforma.

 

Meio Ambiente – Os eventos da programação referente às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente seguem na próxima semana:

 

07/06

 

– Trilha do Cerrado: Cerratenses ao Orquidário, com visita ao CPS -saída Jardim Botânico de Brasília – 9h30.

 

Inscrições: https://forms.gle/zfWkdkGKLE2ZDuPC8

 

– Abertura da Oficina Movimento Orgânico – CPS

 

– Abertura da Oficina Aprenda a desenhar e pintar com tintas naturais-CPS

 

– Toca Literária – Oficina Conhecendo os bichos do Cerrado – Parque Ecológico Saburo Onoyama.

 

Matutino: 9h às 10h30 / Vespertino: 10h30 às 12h

 

08/06

 

– Toca Literária – Parque Ecológico Saburo Onoyama

 

– Passeio guiado Águas do cerrado – 9h às 10h30 – Parque Ecológico Saburo Onoyama.

 

– Yoga e movimento -10h30 às 12h – Parque Ecológico Saburo Onoyama.

 

11/06

 

– GISDAY (evento que celebra as Geotecnologias e os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e oferece uma oportunidade para servidores públicos, profissionais, estudantes e entusiastas explorarem e compartilharem o impacto positivo dessas tecnologias em diversas áreas da esfera pública e da sociedade civil organizada) – Auditório da EGOV – das 8h às 12h.

 

– Oficina Aprendendo a pintar e desenhar com tintas naturais – das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30 – CPS.

 

14/6

 

– Palestra: A criação de comissões de defesa ao meio ambiente e qualidade de vida em comunidades – às 8h – CPS.

 

– Oficina: Crochê com materiais recicláveis – às 10h – CPS.

 

19 a 21/06

 

– 1º Festival de Artes Marciais do Cerrado (FAMC) – 7h30 – CPS

 

Inscrições: https://www.mcjb.org.br/famc (vagas limitadas!)

 

23 a 27/06

 

– Oficina de brinquedos com material reciclado,  às 17h – CPS.

 

28/06 (Todas no CPS)

 

– Palestra: Cerrado nos Jardins – às 10h

 

– Oficina Confecção de velas aromáticas com óleo de Buriti – às 9h30.

 

– Oficinas de compostagem e hortas urbanas

 

– Prática de exercícios funcionais e terapêuticos com bambú

 

– Rodas de conversa com ambientalistas

 

– Palestras sobre preservação dos recursos hídricos

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543