26/06/24 às 19h35 - Atualizado em 26/06/24 às 19h35

Brigada florestal 2024 do Brasília Ambiental é empossada

O Instituto Brasília Ambiental deu posse na tarde desta quarta-feira, 26/6, no parque ecológico Águas Claras, aos 150 brigadistas florestais selecionados para compor a brigada florestal 2024 da autarquia. Por meio de contrato temporário, eles atuarão nas Unidades de Conservação (UCs) sob a gestão do Instituto, durante todo o período da seca.  Dos selecionados, seis serão supervisores e 24 chefes de brigada.

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, deu boas-vindas aos brigadistas, dos quais 28 são mulheres. Destacou que em 17 anos é a primeira vez que a contratação desses profissionais ocorre em junho, portanto, de forma antecipada à seca. Agradeceu as equipes da autarquia e da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), envolvidas no processo da seleção e contratação da equipe que vai prevenir e combater os incêndios florestais no DF.

Nemer lembrou que em 2023 foi possível reduzir a área queimada em 67% com relação ao ano anterior, e que este ano, por mais que se projete um cenário mais seco, a expectativa é de redução maior. “Sabemos que vamos ter um desafio muito grande porque o ano passado, do período que cessam as chuvas até junho, ocorreram somente 13 focos de incêndio, e este ano, já tivemos 69. Isso ocorreu porque a chuva parou antes. Mas, unidos todos os órgãos que atuam em prevenção e combate a incêndios florestais, junto com a população, que avisa dos focos, denuncia, poderemos ter um cenário melhor. Essa parceria é uma estratégia muito importante”, afirmou.

O secretário de meio ambiente e proteção animal, Gutemberg Gomes, também falou sobre o cenário desafiador que se anuncia. ”Este ano estamos em uma situação atípica com fenômenos naturais imprevisíveis, que são o El Niño e La Niña. Tanto que a Agência Nacional de Águas (ANA) já nos deu um alerta em abril, dizendo que a bacia do Paraguai está com escassez hídrica. Isso reflete no Pantanal, porém mais, especificamente, no Centro-Oeste, e logicamente teremos reflexo aqui no DF. Então, o trabalho de prevenção aos incêndios florestais será fundamental, teremos que estar bem preparados também para o combate, porque será necessário. Espero em Deus que, ao final do ano, possamos contabilizar um trabalho com muito êxito”, enfatizou.

Os recém-contratados vão contar com aumento de 20% na remuneração mensal com relação ao que foi pago o ano passado, e ainda 70% de aumento no seguro de acidentes de trabalho. Contarão também com equipamentos novos como mochilas, bombas costais, sopradores, entre outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), recém adquiridos pelo Instituto, por meio de compensação ambiental.

O novo grupo de brigadistas está designado para cumprir suas funções em dez bases localizadas nos parques ecológicos Veredinha (Brazlândia); Cortado (Taguatinga), Riacho Fundo, Três Meninas (Samambaia), Águas Claras, Ezechias Heringer (Guará), do Lago Norte, do Paranoá, no parque distrital do Gama e na Estação Ecológica Águas Emendadas). Também irão atuar em cinco postos avançados: nos parques ecológicos Saburo Onoyama (Taguatinga), Olhos d`Água (Asa Norte), Jequitibás (Sobradinho), no Monumento Natural Dom Bosco e no Jardim Botânico de Brasília.

O processo de seleção e contratação dos brigadistas faz parte do Plano de Prevenção de Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), coordenado Sema, com o objetivo de prevenir e combater queimadas nas unidades de conservação espalhadas pelo DF. Também poderão atuar em outras áreas, em parceria com o Corpo de Bombeiros.