O Parque Ecológico Ezechias Heringer foi idealizado em 1960, com o objetivo de preservar as margens do Córrego do Guará que abastece o Lago Paranoá. Criado inicialmente com a denominação de “Parque do Guará”, teve a primeira regulamentação em 1977, mas apenas em 13 de janeiro de 1998 foi editada a Lei nº 1.826 que o criou efetivamente.
Seu nome é uma homenagem ao agrônomo pioneiro Ezechias Heringer, que dedicou sua vida a estudar a flora do Cerrado, em especial, as orquídeas. A área onde está localizada a unidade foi um dos locais do DF em que o ambientalista mais atuou, tendo observado variedades raras de orquídeas típicas nativas desta região. São cerca de 72 espécies identificadas.
Por possuir Cerrado típico, campos de murundus e densa mata de galeria, a unidade é dotada de grande biodiversidade, onde já foram encontradas, além das orquídeas, 51 espécies arbóreas e 59 espécies de arbustos e ervas, incluindo espécies raras e quase extintas. No local também pode ser encontrado o Pirá Brasília, peixinho raro do nosso bioma que existe somente nos brejos do Distrito Federal. A espécie foi descoberta na década de 50, durante a construção de Brasília.
Com um total de 345 hectares, o parque possui dois parquinhos infantis, sendo um para pessoas com deficiência, duas quadras de esportes, coopervia, viveiro, guarita, banheiros feminino e masculino, sede administrativa, estacionamento, além de um pequeno orquidário com espécies nativas. Funciona das 6h às 22h, com entrada gratuita.
Se você ainda não teve oportunidade de conhecer o Parque Ecológico Ezechias Heringer, clique aqui e confira a galeria de imagens. Esperamos sua visita após o término do distanciamento social no DF, pois no momento, todas as unidades de conservação administradas pelo Brasília Ambiental estão fechadas como medida de prevenção e combate a propagação da Covid-19 pelo GDF.
O #BSB60 é uma série especial de reportagens em homenagem ao 60º aniversário da capital federal, que mostra registros históricos do ponto de vista das Unidades de Conservação do Distrito Federal.
Veja também:
Você conhece a história do Parque Ecológico da Asa Sul?
Você conhece a história do Monumento Natural Dom Bosco?
Você conhece a história do Parque Ecológico Olhos d’água?
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543