18/03/15 às 17h10 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

ZEE é apresentado à Câmara Legislativa

A água será o foco principal da sustentabilidade ambiental no Distrito Federal. A afirmação é do secretário de Meio Ambiente, André Lima, manifestada na audiência sobre a crise hídrica, na Câmara Legislativa. O evento contou com a presença da prensidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jane Maria Vilas Bôas.

Temas como a captação, abastecimento, aumento da demanda e da oferta de água, e preservação e recuperação de mananciais foram discutidos no dia 11 de março, por iniciativa da deputada Liliane Roriz, vice-presidente da Casa. “Estamos em um momento de legitimar esse tema na sociedade e de assumirmos a proteção da nossa infraestrutura ecológica”, defendeu o secretário. André Lima salientou a importância de a população se envolver com o uso sustentável e a preservação da água no DF.

Segundo o secretário, a Sema tem como desafio implementar o Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos (PGIRH), aprovado em 2012. Suas ações serão iniciadas a partir da posse do Conselho de Recursos Hídricos (CRH), prevista para este mês.

“Apoiar os Planos de Bacia Hidrográfica é um exemplo de medida importante a ser tomada nessa gestão”. O secretário afirmou que o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), é o principal instrumento de administração territorial e ambiental no DF a orientar as políticas de intervenção no território e que deverá ser debatido e aprovado pela Câmara Legislativa. Além disso, a implementação do Código Florestal por meio do Cadastro e da Regularização Ambiental Rural (CAR) também são importantes para a conservação e recuperação do cerrado nas nascentes e matas ciliares, sustentou o secretário.