Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/20 às 10h34 - Atualizado em 25/05/20 às 9h51

Você conhece a história do Parque Saburo Onoyama?

O Parque Saburo Onoyama se destaca pela quantidade de trilhas com várias pontes, sempre à sombra das grandes árvores que refrescam e umedecem o ar, mesmo na época seca do ano. O espaço conta ainda com diversas quadras poliesportivas e uma piscina pública, ideal para a diversão nos dias quentes no DF.

 

Criado em 1º de outubro de 1996, a área possui não apenas vegetação e fauna abundantes, mas também uma rica história. Relatos e documentos da época mostram que, na década de 1950, o agricultor e botânico japonês Saburo Onoyama recebeu a missão de vir ao Brasil para auxiliar na implantação da nova capital do país.

 

Com a criação do Instituto Brasília Ambiental, em 2007, o espaço passou a ser administrado pelo órgão e, desde então, as piscinas passaram por reformas e seguem funcionando para a alegria dos mais de cinco mil frequentadores semanais. No local há também trilhas naturais, oito pontes de madeira, três parques infantis, oito churrasqueiras, quadra de areia, oito quadras de esportes, área para piquenique e sede administrativa. Há também muitas nascentes, frutas típicas, como buriti e coquinho do cerrado, e diversas outras árvores frutíferas exóticas.

 

O Parque Saburo Onoyama está localizado em Taguatinga Sul, no endereço St. C Sul QsdAeQsc 26, aberto todos os dias das 6h às 18h. As piscinas estão abertas de quinta a domingo, de 9h às 16h. Se você ainda não conhece esta reserva, clique aqui e confira mais fotos.

 

Esperamos sua visita após o término do distanciamento social, pois no momento, todas as unidades de conservação administradas pelo Brasília Ambiental estão fechadas como medida de prevenção e combate a propagação da Covid-19 pelo GDF.

 

O #BSB60 é uma série especial de reportagens em homenagem ao 60º aniversário da capital federal, que mostra registros históricos do ponto de vista das Unidades de Conservação do Distrito Federal.

 

Veja também:

Você conhece a história do Parque Ecológico Ezechias Heringer?

Você conhece a história do Parque Ecológico da Asa Sul?

Você conhece a história do Monumento Natural Dom Bosco?

Você conhece a história do Parque Ecológico Olhos d’água?

Brasília Ambiental - Governo de Brasília

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543