5/07/16 às 16h16 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Virada do Cerrado mobiliza administrações regionais

Dezessete regiões administrativas estão participando das reuniões preparativas para o evento em setembro sobre mudanças climáticas

(Brasília, 1/7/2016) – A Virada do Cerrado já conta com a participação de 17 das 31 administrações regionais para as atividades de 8 a 11 de setembro. Águas Claras, Brazlândia, Cruzeiro, Lago Norte e Varjão, Sobradinho, Paranoá, Planaltina, Gama, Guará, Ceilândia, Lago Sul e Jardim Botânico já realizaram reuniões locais de seus respectivos comitês criativos. Itapoã, Plano Piloto, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Sudoeste e Octogonal compareceram às oficinas de planejamento.

Para a coordenadora de Educação e Mobilização Socioambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), Juliana Pinto, o envolvimento é crescente. “A tendência é aumentar com a proximidade da Virada. As administrações chegam com sede de informação e de solução nas oficinas”, destacou.

O comitê criativo da Virada já realizou três reuniões gerais. Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) e Resíduos Sólidos já fizeram parte da pauta. Águas do Cerrado e Lei do Silêncio e Mobilidade serão temas dos próximos encontros da reunião geral do comitê criativo.

Em setembro, a população de Brasília poderá participar de uma série de atividades pela preservação do bioma do DF. A segunda edição da Virada do Cerrado ocorrerá em todas as regiões administrativas que aderirem à programação. O esforço é para que todas se envolvam ao longo da programação já definida.

Os dois primeiros dias serão destinados à educação ambiental e os outros, a ações esportivas e culturais. Cerca de 30 entidades fazem parte do comitê criativo, entre órgãos do governo local e federal, movimentos sociais e membros da iniciativa privada.

Dentro do tema mudanças climáticas, o propósito é desenvolver ações ligadas aos quatro elementos da natureza – água, ar, terra e fogo – e assim abordar o reflorestamento, a preservação de bacias hidrográficas, a mobilidade urbana e o manejo de nascentes, por exemplo.

“Vivemos um momento de mudança do clima e o mundo está discutindo isso. Precisamos dialogar com a sociedade as boas práticas, e mostrar que é possível tornar Brasília uma capital sustentável”, resume a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Batista.

Confira o cronograma dos próximos eventos:

5/7 – 17h – Comitê Planaltina

6/7 – 10h – Comitê Gama

6/7 – 19h – Comitê Lago Norte

9/7 – 9h – Oficina Quede Água, na Estrutural

14/7 – 9h – Oficina Extraordinária de Comunicação e Mobilização na Administração do Plano Piloto

27/7 – 8h30 – Reunião Geral Comitê Criativo em local a ser definido (Águas do Cerrado)

17/8 –8h30 – Reunião Geral Comitê Criativo em local a ser definido (Lei do Silêncio e Mobilidade)

1/9 – 8h30 – Reunião Final Comitê Criativo (antes da Virada), em local a definir

14/9 – 8h30 – Reunião Geral do Comitê Criativo (pós-Virada) em local a definir

26/11 – Mutirão de Plantio da Virada, em local a definir.

Com informações da Agência Brasília

Mais informações: