Dezessete regiões administrativas estão participando das reuniões preparativas para o evento em setembro sobre mudanças climáticas
(Brasília, 1/7/2016) – A Virada do Cerrado já conta com a participação de 17 das 31 administrações regionais para as atividades de 8 a 11 de setembro. Águas Claras, Brazlândia, Cruzeiro, Lago Norte e Varjão, Sobradinho, Paranoá, Planaltina, Gama, Guará, Ceilândia, Lago Sul e Jardim Botânico já realizaram reuniões locais de seus respectivos comitês criativos. Itapoã, Plano Piloto, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Sudoeste e Octogonal compareceram às oficinas de planejamento.
Para a coordenadora de Educação e Mobilização Socioambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), Juliana Pinto, o envolvimento é crescente. “A tendência é aumentar com a proximidade da Virada. As administrações chegam com sede de informação e de solução nas oficinas”, destacou.
O comitê criativo da Virada já realizou três reuniões gerais. Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) e Resíduos Sólidos já fizeram parte da pauta. Águas do Cerrado e Lei do Silêncio e Mobilidade serão temas dos próximos encontros da reunião geral do comitê criativo.
Em setembro, a população de Brasília poderá participar de uma série de atividades pela preservação do bioma do DF. A segunda edição da Virada do Cerrado ocorrerá em todas as regiões administrativas que aderirem à programação. O esforço é para que todas se envolvam ao longo da programação já definida.
Os dois primeiros dias serão destinados à educação ambiental e os outros, a ações esportivas e culturais. Cerca de 30 entidades fazem parte do comitê criativo, entre órgãos do governo local e federal, movimentos sociais e membros da iniciativa privada.
Dentro do tema mudanças climáticas, o propósito é desenvolver ações ligadas aos quatro elementos da natureza – água, ar, terra e fogo – e assim abordar o reflorestamento, a preservação de bacias hidrográficas, a mobilidade urbana e o manejo de nascentes, por exemplo.
“Vivemos um momento de mudança do clima e o mundo está discutindo isso. Precisamos dialogar com a sociedade as boas práticas, e mostrar que é possível tornar Brasília uma capital sustentável”, resume a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Batista.
Confira o cronograma dos próximos eventos:
5/7 – 17h – Comitê Planaltina
6/7 – 10h – Comitê Gama
6/7 – 19h – Comitê Lago Norte
9/7 – 9h – Oficina Quede Água, na Estrutural
14/7 – 9h – Oficina Extraordinária de Comunicação e Mobilização na Administração do Plano Piloto
27/7 – 8h30 – Reunião Geral Comitê Criativo em local a ser definido (Águas do Cerrado)
17/8 –8h30 – Reunião Geral Comitê Criativo em local a ser definido (Lei do Silêncio e Mobilidade)
1/9 – 8h30 – Reunião Final Comitê Criativo (antes da Virada), em local a definir
14/9 – 8h30 – Reunião Geral do Comitê Criativo (pós-Virada) em local a definir
26/11 – Mutirão de Plantio da Virada, em local a definir.
Com informações da Agência Brasília
Mais informações:
E-mail: comunicacaosema@gmail.com
Telefone: (61) 3214 – 5611
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543