Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/03/16 às 16h39 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Treinamento de multiplicadores reforça atendimento do CAR no Distrito Federal

Nos dias 8 e 9 de março, o IBRAM em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Fape/Senar) realizou o I Curso Prático Avançado de Cadastro Ambiental Rural (CAR), contando com a presença de alunos participantes dos treinamentos realizados em 2015.

Nesse módulo avançado, os multiplicadores participaram de estudos de casos, com simulação de situações reais. Questões técnicas e legais afetas ao CAR foram discutidas, preparando-os a cenários que poderão surgir, na ocasião dos atendimentos dos cadastros.

Os alunos atenderam ainda, de cerca de vinte pequenos produtores rurais do Distrito Federal, cadastrando-os e repassando as orientações necessárias.

O DF conta com aproximadamente 20 mil imóveis rurais, sendo que todos eles devem compor o CAR, conforme a Lei 12.651/2012 (Novo Código Florestal). Ainda neste semestre, o IBRAM inicia as análises de cada cadastro, tendo posteriormente um resultado que dimensionará, por exemplo, a quantidade de remanescentes de vegetação nativa, áreas passivas de recuperação, quantidade de reservas legais, entre outras informações.

O Cadastro Ambiental Rural auxiliará os produtores no processo de regularização ambiental, acompanhando, posteriormente, os imóveis rurais em ferramentas paralelas e seqüenciais como o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e a Cota de Reserva Ambiental (CRA). Contudo, para acessar todos os direitos previstos na legislação, é necessário o registro até 5 de maio de 2016, conforme estabelecido pela Portaria nº100/2015, do Ministério do Meio Ambiente.

Para mais informações sobre o cadastro e atendimento, o cidadão pode contatar o Ibram, por meio da sua Gerência de Cadastro Ambiental Rural (Gecar), pelo telefone 3214-5646 ou pelo correio eletrônico car@ibram.df.gov.br. A Gecar/Ibram auxilia no cadastramento dos imóveis de até 20 hectares, de forma gratuita, mediante prévio agendamento.

 

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543