Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/13 às 13h14 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Tempo de Plantar inicia suas atividades de 2014

“Vamos mobilizar toda a sociedade para plantar nesse ano de 2014, mesmo sendo no seu quintal, na sua casa”, comentou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante a abertura do projeto Tempo de Plantar 2014. Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o programa tem a meta de plantar, até o fim de 2014, cerca de um milhão de mudas nativas do Cerrado em áreas públicas, mananciais, parques e unidades de conservação, além dos plantios que serão feitos por meio do totem interativo, onde as pessoas plantam e recebem, por email, as mudas georeferenciadas para posterior visitação.

“O plantio começou hoje, mas vamos percorrer todos os parques do DF”, explicou na ocasião Nilton Reis, presidente do Ibram. Participaram também do evento a primeira-dama, Ilza Queiroz, o Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão, o Subsecretário de Sustentabilidade Socioambiental da Semarh, Cadu Valadares, e o superintendente de Gestão de Áreas Protegidas do Ibram, Pedro Salgado.

Durante a abertura do Tempo de Plantar de 2014,cerca de 400 alunos da rede pública do DF realizaram o plantio de 100 mudas no parque. “Essa ação de plantio complementa o trabalho da sala de aula e, para nossos alunos, pegar na terra, na planta, é muito interessante para seu aprendizado”, informou Helena Maria dos Santos, professora do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV).

Para a professora Ana Cláudia Barros, do 4º ano do Centro de Ensino da 316 Sul, esta ação vai  além de uma complementação da teoria. “A criança passar por aqui e dizer que plantou uma árvore no parque, que contribuiu para a preservação do meio ambiente, é uma lição para a vida toda”, explicou.Jeniffer Pereira Menezes, aluna do 3º ano do Centro de Ensino da 316 Sul, ficou feliz com o plantio da muda.“Meu pai sempre vem aqui no parque correr e agora vou vir com ele para ver a nossa árvore crescer”, exclamou.

O projeto Tempo de Plantar foi lançado em novembro do ano passado e tem o objetivo de aumentar e preservar as áreas verdes na cidade com a ajuda da sociedade, levando o sentimento de que todos nós somos donos do meio ambiente. O programa é realizado com a parceria da Terracap, Novacap e Fundação Banco do Brasil, além da participação de cidadãos e entidades privadas. 

O plantio foi realizado nesta quarta-feira (20), no Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul com a participação da equipe de brigadistas dos parques, servidores do Jardim Botânico de Brasília, da Novacap e do Jardineiros do Planeta, movimento sem fins lucrativos voltado para a preservação do meio ambiente.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543