14/12/20 às 15h48 - Atualizado em 18/12/20 às 8h31

Tem início plantio de 500 mudas no Parque Ezechias Heringer

O Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará) recebeu, na manhã desta segunda-feira (14), o início do plantio de 500 mudas de espécies nativas do cerrado. Com apoio do Instituto Brasília Ambiental, o Comitê de Voluntariado Ambiental do Programa de Voluntariado da Vice-presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal reuniu voluntários para sua primeira ação de reflorestamento. Também participaram a Novacap e Administração Regional do Guará.

Na ocasião, a superintendente do Instituto Brasília Ambiental, Rejane Pieratti, destacou que a época das chuvas no DF faz com que a sociedade civil fique ávida por plantar. “O Brasília Ambiental conta com 82 unidades de conservação, sendo 26 parques disponíveis à comunidade, que podem contribuir com ações como essa. A parceria é muito importante para a manutenção das Unidades de Conservação”, aponta.

Para o vice-presidente da CLDF, deputado Rodrigo Delmasso, a escolha do Parque Ecológico Ezequias Heringer para a primeira iniciativa do Comitê reflete a conexão histórica dos moradores do Guará com o local. “Havia essa demanda da comunidade muito grande para a remoção dos invasores que estavam dentro do parque”, conta o parlamentar, que também adiantou que mais três parques ecológicos do DF receberão ações semelhantes. Entre eles, o Península do Lago Norte, o Bernardo Sayão e o Parque Três Meninas.

Entre as espécies a serem plantadas estão: araçá do campo, angico, jenipapo, aroeira, urucum, ipê amarelo, ipê rosa, ipê branco, jacarandá, xixa, buriti, pitomba, mirindiba, fedegoso, sangra d’água, cajuzinho do cerrado, uvaia e cagaita.

Engajamento – Criado no dia 12 de novembro, o Comitê de Voluntariado Ambiental trabalha por meio do engajamento voluntário de servidores da Casa e de outros membros da sociedade civil. O programa promove medidas para recuperar áreas degradadas, com a sua revegetação com espécies nativas e exóticas, estimulando o plantio de árvores nativas, além de realizar debates e palestras voltados para a educação ambiental.

“Ações como essa buscam conscientizar a população contra os crimes ambientais e resgatar a solidariedade também para a questão ambiental”, destacou a presidente do comitê executivo do Programa de Voluntariado, Rafaela Abrantes.