Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/19 às 11h22 - Atualizado em 17/07/19 às 12h33

Sobre o CPS

A preocupação do CPS com o meio ambiente se revela tanto nos tipos de materiais usados na construção do Centro, como também nos fornecedores escolhidos, o que levou a obra a obter a Certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental).

 

Todo material de pintura como tinta, resina, impermeabilizante e verniz, usados em toda a estrutura de madeira foram adquiridos de empresas que possuem o certificado CoatingsCare (Programa Internacional de Atuação Responsável com o Meio Ambiente).

 

Foi utilizado bambu tanto na produção dos painéis de fixação das paredes de taipas, como também no rodapé de alguns cômodos e nos eletrodutos da edificação. As taipas foram produzidas com o barro da própria obra e toda a madeira usada é proveniente de reflorestamento certificado.

 

O CPS foi construído com tijolos considerados ecológicos, produzidos de solo-cimento com a aplicação de taipa de mão (mistura de barro, areia, argila e cal), proporcionando assim, a inércia térmica, que faz com que o ambiente demore mais para absorver o calor, sendo muito compatível ao clima seco de Brasília.

 

A pavimentação do espaço em frente ao centro foi feito com a reutilização dos resíduos gerados pela demolição do Estádio Mané Garrincha.

 

O Centro conta ainda com um sistema de ventilação cruzada que reduz o uso de equipamentos eletrônicos de climatização, como ar condicionado e ventilador, uma vez que esse sistema facilita a ampla circulação interna de ar.

 

Outro aspecto do CPS que favorece ao isolamento térmico e também ao isolamento acústico é a cobertura verde que se estende por todo o telhado. A cobertura verde é um dos fatores que contribui para que a temperatura permaneça sempre agradável na área interna do Centro. Essa cobertura também é utilizada para a reutilização da água da chuva, que junto com o sistema de tratamento por zona de raízes, realizam a filtragem natural da água que pode ser reutilizada para irrigação e descargas dos banheiros.

Brasília Ambiental - Governo de Brasília

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543