Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/14 às 16h50 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Sobre o Castramóvel

A política voltada para os animais no âmbito do Distrito Federal tem sido executada com ações efetivas e inéditas. Foi criado o Comitê Intersetorial da Política Distrital aos Animais, o Hospital Veterinário Público do DF está sendo construído e, em breve, a unidade de atenção à saúde animal – Castramóvel – estará em operação no DF.

O trabalho que será desenvolvido pelo Castramóvel é parte das ações previstas para o funcionamento do Hospital Veterinário Público, antecipando a questão do controle reprodutivo dos animais domésticos.  O serviço visa atender animais abandonados e àqueles que estejam sob a tutela de famílias de baixa renda, contempladas por programas assistenciais do GDF. Também será previsto o entorno das Unidades de Conservação, que constantemente sofrem com a invasão de cães e de gatos domésticos não domiciliados.

Tal iniciativa é uma conquista em termos de políticas públicas voltadas para atenção aos animais. E, como toda ação inovadora, é necessário cumprir as adequações e exigências previstas nas normativas legais. No passo a passo desde a apresentação do veículo à sociedade, já superamos as fases de aquisição do veículo, que se deu por meio de compensação ambiental; os trâmites referentes ao próprio veículo, como vistorias e emissão de licenças. Nos próximos dias, disponibilizaremos o Edital à apreciação pública e, após cumpridas as etapas legais, a entidade vencedora terá o prazo de 30 dias para iniciar os trabalhos.

Para os donos de animais interessados em inscrever seus cães e/ou gatos no programa de castração, solicitamos que baixem o arquivo em Word disponível neste link, preencham as informações solicitadas e enviem para o e-mail cadastrocastramovel@gmail.com.

Mas, o que é o Castramóvel?

Trata-se de um veículo equipado para realizar cirurgias gratuitas de castração para cães e gatos, fêmeas e machos. Pois, a esterilização constitui-se num método ético e eficaz na busca pela promoção da saúde pública e ambiental, tendo em vista que a reprodução indiscriminada de cães e gatos aumenta os casos de abandono, maus-tratos e contribui na propagação das doenças transmissíveis ao homem (zoonoses), influenciando não só o meio em que vivemos como os animais da região.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543