19/07/13 às 14h59 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Sobradinho recebe primeiro encontro preparatório para 4ª Conferência Distrital do Meio Ambiente

Com tema “resíduos sólidos”, encontros locais acontecem em paralelo aos da 1ª Conferência Regional. Promovidas pelo GDF, reuniões servirão de base para Conferência Nacional, a ser realizada em outubro

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promove nos meses de julho e agosto reuniões preparatórias para a 4ª Conferência Distrital do Meio Ambiente (CDMA), que será realizada nos dias 11, 12 e 13 de setembro. O primeiro de sete encontros reuniu representantes da sociedade civil e poder público, na quinta-feira (18), em Sobradinho.

A reunião contou com a participação de mais de 150 pessoas das regiões de Sobradinho e Planaltina. O grupo definiu 25 propostas que serão levadas para o debate distrital, em setembro. Entre eles, a utilização de materiais menos poluentes e geração de trabalho e renda com a inclusão dos catadores. Também como resultado da reunião, foram eleitos quatro pré-candidatos que disputarão vagas para delegado nas conferências distrital e nacional.

Sobre os encontros

As reuniões preparatórias acontecem em paralelo à 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente e são a etapa local da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, a ser realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no mês de outubro, também em Brasília. As conferências têm como foco a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos âmbitos local e regional, com destaque para quatro tópicos: a produção e consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração de empregos e renda; e educação ambiental.

O tema vai ao encontro da fase de mudança da realidade do DF neste setor, com a implantação do Consorcio de Manejo de Resíduos Sólidos e Aguas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal (RIDE-DF) e Goiás – CORSAP. “Toda a discussão que ocorrer será utilizada como subsidio para a elaboração do novo Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos da região e para a definição de novas infraestruturas de manejo dos resíduos”, explica o secretário Eduardo Brandão.

“Todo cidadão pode e deve participar desta iniciativa”, exclama o subsecretário de Políticas de Resíduos Sólidos, Paulo Celso dos Reis. A participação está aberta a representantes do Poder Público, Setor Empresarial e Sociedade Civil.

Para contemplar todo o contingente populacional do DF e RIDE, foram definidas sete reuniões preparatórias para as Conferências Distrital e Regional do Meio Ambiente, com expectativa de 350 participantes em cada: quatro reuniões distritais para contemplar todas as regiões administrativas; e três reuniões regionais, que contemplarão os municípios de Goiás que compõem o CORSAP. Durante a 4ª Conferência Distrital serão eleitos delegados para representarem o DF no encontro nacional, que será realizado de 23 a 27 de outubro, em Brasília.

Contexto

O GDF está empenhado em mudar uma realidade de 50 anos do Distrito Federal, que possui o maior lixão a céu aberto em operação da América Latina.

Entre as principais ações do projeto para o DF estão o fim das atividades do lixão da Estrutual; a abertura do Aterro Sanitário Oeste, localizado entre Ceilândia e Samambaia; a implantação da coleta seletiva em todo o DF; e a instalação de 12 centrais de triagem de materiais recicláveis para abrigar o trabalho das cooperativas de catadores.

A instalação de seis áreas para a reciclagem de resíduos da construção civil, duas áreas de aterro de inertes, e um centro de comercialização de materiais recicláveis também estão previstas. Um trabalho de inclusão social com todos os catadores por meio de formação profissional, assistência técnica e inserção de cooperativas e associações é um das principais metas do projeto.

Saiba mais:
Cronograma: encontros preparatórios 4ª CDMA