Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/05/16 às 17h15 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Siriema dá o ar da graça em atividade de Educação Ambiental na Flona

A Educação Ambiental do Ibram realizou, nos dias 13 e 16 de maio, oficinas e vivências junto à natureza com crianças da Escola Parque da Natureza de Brazlândia/DF, pelo projeto Descoberto Coberto. Os estudantes participaram de oficinas sobre o ciclo da água, com maquetes do projeto Ambiente com Ciência, atividades envolvendo os animais do Cerrado e trilhas próximas ao córrego Currais, dentro da Floresta Nacional de Brasília (Flona), em Taguatinga.

A vocalização dos animais está entre as manifestações da natureza que fascinam o ser humano. Imagine ver um animal selvagem ao vivo? Essa foi a sorte que alguns dos participantes do Descoberto Coberto tiveram na Flona. Em uma das ações, foi reproduzido o áudio de alguns animais do Cerrado e, para surpresa de todos, no momento da vocalização da siriema, um exemplar da espécie surgiu no local e encantou a todos proporcionando uma experiência marcante.

Curiosidades sobre a ave
A siriema (seriema ou, ainda, sariema) é uma ave típica do Cerrado brasileiro, que se locomove aos pares ou em pequenos bandos. Muitos fazendeiros a utilizam em lavouras para controle de pragas. Se perseguida, foge correndo, deixando para voar somente se muito pressionada, chegando a atingir velocidades superiores a 70 km/h antes de levantar voo.

Seu canto é marcante, podendo ser ouvido a mais de um quilômetro de distância. Seus gritos, seja de uma ave solitária, seja de um casal em dueto, são altos e prolongados. Parecem longas risadas, as quais vão acelerando-se e aumentando de tom à medida que a ave repete o canto. Pode permanecer gritando por vários minutos a fio. E foi isso que as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543