11/12/14 às 12h46 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Servidores do Ibram capacitam colegas de trabalho

O Instituto atinge meta estipulada pelo Planejamento Estratégico, onde a quantidade de vagas para treinamentos deveria equivaler 70% da quantidade de servidores

A presidência do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) realizou na última semana, evento de entrega de carta de elogios aos servidores que ministraram cursos de capacitação durante todo o ano de 2014. O objetivo é contemplar o esforço dos servidores e também estimular os demais.

Ao todo, 13 servidores tiveram seus trabalhos reconhecidos e foram homenageados. O presidente do Ibram, Nilton Reis, destacou a importância da láurea. “Esse reconhecimento é muito importante porque cada um que está aqui se esforçou e dedicou um tempo do seu dia para compartilhar o conhecimento. São servidores que realmente gostam do que fazem”, ressaltou.

As ações aconteceram dentro do Planejamento Estratégico de 2014, em que foi estipulada uma meta em que a quantidade de vagas para treinamentos deveria equivaler a 70% da quantidade de servidores lotados no Instituto. O diretor substituto da Diretoria de Gestão de Pessoas, Rogério de Castro Duarte e Silva, lembrou com orgulho que a meta foi atingida. “Graças ao empenho de todos conseguimos atingir os objetivos e agora temos o grande desafio de continuar este trabalho”, lembrou.

A chefe da Unidade de Administração Geral (UAG), Alessandra do Valle Abrahão Soares, lembrou que o treinamento interno é essencial para o funcionamento do órgão. “É muito importante para o Ibram o plano de capacitação interno. Essa homenagem é apenas um pedaço da gratidão do Ibram aos servidores que se comprometeram a transmitir seu conhecimento”, disse.

Opinião dos profissionais

O Gerente de Tecnologia da Informação, José Tadeu Silva, ministrou um dos cursos mais concorridos, o de Excel Intermediário, e lembrou que a capacitação foi muito importante para os trabalhos diários. “Focamos os cursos conforme as necessidades do nosso dia-a-dia e com isso conseguimos agregar conhecimento às necessidade do órgão”.

A Analista de Atividades de Meio Ambiente, Ana Paula de Morais Lira Gôuvea ministrou o curso de dendrologia, e lembrou a importância da capacitação. “A transmissão de conhecimento é muito importante não só para o Ibram, mas para a comunidade”.

Mariangelica de Almeida, ministrou a aula de Legislação Ambiental está otimista com os resultados obtidos. “O Distrito Federal verá o que é educação ambiental de verdade. Vamos Ocupar parques e também transmitir conhecimento à população”, conta.

Para a realização das atividades “foi fundamental a força de vontade de cada um”, lembrou a gerente substituta da Gerência de Desenvolvimento, Lúcia Zamboni. A servidora além de agradecer o empenho de todos, também foi lembrada pelo empenho e dedicação. Nilton Reis agradeceu o esforço da servidora, em planejar toda a organização das capacitações, e destacou que seu papel foi fundamental. “É muito gratificante ver alguém que trabalha gostando do que faz e passando isso para os outros colegas”, ressaltou.

dendrologia

Curso de dendrologia, ministrado por Ana Paula de Morais Lira Gôuvea

Plano de Capacitação e Desenvolvimento

Por meio de Termo de Cooperação Técnica firmado com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Ibram contratou serviços de consultoria especializada para elaboração de seu Plano de Capacitação e Desenvolvimento (PCD).

O PCD 2014-2015 foi criado com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais dos servidores, e também para disseminar os princípios e valores norteadores dos comportamentos profissionais desejados.

A estruturação de um plano de capacitação institucional proporcionou uma potencialização na utilização do orçamento, ou seja, com menos recursos disponíveis foi possível capacitar uma quantidade maior de servidores.

cursos realizados

Veja a lista dos profissionais homenageados:

João Bosco Teixeira Sampaio – Identificação de Aves Silvestres

Ana Paula de Morais Lira Gôuvea –  Dendrologia