23/12/13 às 16h52 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Servidor do Ibram é homenageado por dedicação ao Parque

Durante a entrega das obras de revitalização do Parque Lago do Cortado, no dia 21 de dezembro, o servidor Saulo Guilherme de Freitas, administrador de Unidade de Conservação, recebeu das mãos do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, uma placa em homenagem à dedicação e ao trabalho no órgão. “Foi emocionante! A satisfação é saber que estamos fazendo um bom trabalho. Procuro sempre dar o máximo, fazer diferente para agradar nosso público que é a comunidade. Fiquei ainda mais feliz em ver, durante a inauguração, que só recebemos elogios”, comentou o servidor.

Natural de Patrocínio, Minas Gerais, Freitas chegou ao Instituto em novembro de 2009, segundo ele, por meio de uma nomeação divina. “Trabalhava em uma multinacional e acabava viajando muito e ficando longe da minha família. Numa sexta-feira, pedi a Deus que me concedesse um emprego onde eu pudesse ficar perto dos meus parentes, fazendo o que eu gosto. Na segunda-feira seguinte, fui demitido. Vim para Brasília e seis meses depois recebi um telegrama com minha nomeação como técnico de Atividades do Meio Ambiente – Agente de Unidades de Conservação e Parques, no Ibram”, explicou.

No cargo de administrador de Unidade de Conservação, Saulo Freitas cuida dos 72 parques administrados pelo Instituto, olhando a necessidade de cada unidade e priorizando os mais carentes. Entretanto, o Parque Ecológico Lago do Cortado é especial para o servidor. “Quando cheguei a Brasília com meus pais, há trinta anos, meu pai era o coordenador de Manutenção da Pioneira, trabalhando como gestor da área vizinha ao parque. Hoje, ocupo cargo similar ao dele, ao lado do local onde ele trabalhava”.

Com formação de técnico em Contabilidade, de técnico em Agropecuária e em Administração de Empresas, o administrador de Unidade de Conservação é casado com Luciana Brito e tem três filhos: Mateus Guilherme, Marcos Guilherme e Victor Guilherme. Para 2014, Freitas já tem suas expectativas. “O nosso desafio é fazer com que o Parque da Estrutural seja reconhecido e elogiado como está sendo o Parque Ecológico Lago do Cortado, e correr para que as próximas unidades que serão implantadas tenham esse mesmo padrão”, completou.