Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/07/17 às 15h24 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Servidor do IBRAM assina o documento 1 milhão no SEI

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (24), na Residência Oficial de Águas Claras, um encontro para comemorar 1 milhão de documentos processados pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, aproveitou o evento e usou o computador para assinar o decreto que institui a política de dados abertos no Distrito Federal. Esse documento representa mais uma ação do Governo para garantir a transparência nos atos públicos. Além das informações garantidas pelo Portal da Transparência, quem quiser saber mais sobre ações do Executivo local terá acesso à base de dados da administração pública. Participam ainda do evento, a presidente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Jane Vilas Bôas e a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos.

O servidor que assinou o documento 1 milhão no SEI foi o Diretor de Orçamento e Finanças do IBRAM, Welkson Isidorio do Nascimento. “A assinatura do milionésimo documento no SEI, apenas vem reforçar e, evidenciar o  comprometimento não só dos servidores do IBRAM, mas de todos usuários do sistema, pois, hoje, estão demonstrados  em dados e de forma mais transparente o quanto nós servidores públicos estamos engajados na missão de atender a sociedade com serviços de qualidade e que atendam suas demandas de forma mais efetiva”, disse.

A implantação do SEI no IBRAM ocorreu em sua totalidade. Com isso, o Instituto já economizou 67% no uso do papel e ganhou mais agilidade nos processos da consulta prévia, transporte, auto de infração, entre outros. Para o coordenador do Comitê Gestor de Implantação do SEI no IBRAM, Alex Costa, o serviço público ganhou mais agilidade com o Sistema. “O maior ganho do SEI é ver a otimização dos procedimentos”.

O IBRAM foi escolhido como projeto piloto no DF, pelo trabalho desenvolvido no SEI, para ser o primeiro órgão a realizar o Peticionamento Eletrônico, que é a possibilidade do cidadão dar entrada no seu processo da sua própria residência. A previsão é que essa implantação comece no segundo semestre de 2017.

SEI
É uma ferramenta de gestão documental que moderniza e simplifica a gestão de documentos e processos no governo, substituindo o uso do papel pelo meio eletrônico. O objetivo é a transparência e a agilidade nesses procedimentos e, em consequência, a melhoria na prestação dos serviços públicos. A implantação do SEI no governo faz parte do Acordo de Resultados, da Seplag, e tem como diretriz o objetivo estratégico de dotar o governo de mecanismos que ampliem a capacidade de execução e de gestão para resultados.

O SEI permite produzir, receber, assinar, editar, tramitar e armazenar documentos e processos de forma eletrônica. Na prática, em vez de pilhas de papéis que percorrem setores para análise e assinatura, os documentos serão produzidos e estarão disponíveis para providências de forma virtual. Eles podem ser acessados simultaneamente pelos órgãos públicos, usuários cadastrados e o cidadão, mesmo estando distantes fisicamente uns dos outros.

Isso contribui para otimizar o fluxo documental, a produtividade e a agilidade na tomada de decisão, além de promover transparência nesses procedimentos. A ferramenta ainda reduz custos com estruturas, equipamentos, transporte e envio de documentos. Resulta, também, numa queda significativa do uso de papel, o que contribui para uma gestão mais sustentável.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543