Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/14 às 20h13 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Semarh participa do I Seminário de Educação Ambiental no Contexto do Ensino Especial

O subsecretário de Sustentabilidade Socioambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Cadu Valadares, participou, nesta quarta-feira, dia 12 de março, do I Seminário de Educação Ambiental no Contexto do Ensino Especial. Realizado no Centro de Ensino Especial 1 de Brasília, o evento teve como objetivo fomentar e disseminar a educação ambiental para o corpo docente e comunidade escolar dos Centros de Ensino Especial e Escolas Inclusivas da rede de ensino do Distrito Federal.

“O ser humano, quando veio para a cidade, perdeu o convívio com o meio ambiente e esse tipo de iniciativa leva a criança de volta à natureza e resgata essa vivência”, comentou Valadares durante a abertura do Seminário.

O evento desenvolveu palestras e oficinas, além de uma exposição ecológica, onde instituições governamentais e não governamentais expuseram produções e ações de sustentabilidade.

Após a abertura do seminário, o subsecretário convidou os presentes a participar do programa Plante uma Árvore, escolhendo uma planta nativa do Cerrado e o parque que receberá o plantio, por meio de um totem digital disponibilizado no local.

Plante uma Árvore

Desenvolvido em parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o projeto tem como objetivo reflorestar parques, áreas degradadas e de preservação permanente de forma sustentável, com a participação dos cidadãos e das entidades públicas e privadas. O sistema de plantio é simples e on-line, feito por meio de um software instalado em totens que percorrem o Distrito Federal e ficam disponibilizados em locais de grande circulação, como eventos e órgãos públicos.

Para cada árvore plantada é confeccionada uma placa, contendo o nome do responsável pelo plantio, a data e a espécie.Toda muda tem endereço único e é georreferenciado, possibilitando sua visitação.

Os participantes do projeto recebem certificado online, com foto da árvore e da placa de identificação, além do endereço para visitação.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543