Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/10/13 às 13h49 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Semarh e Ibram lançam Operação Ar Puro

A Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) lançaram nesta segunda-feira (07) o início da Operação Ar Puro, que consiste em uma campanha de orientação aos motoristas de veículos movidos a diesel. O ato é um movimento de conscientização para a implantação do Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), que entra em vigor até o fim do ano no DF.

A Capital possui cerca de 80 mil veículos movidos a diesel e estes são o alvo da campanha neste primeiro momento, explica Luis Maranhão, subsecretário de saúde ambiental da Semarh. “Até o fim do ano serão oito blitz em pontos estratégicos de saídas e entradas da cidade, abordando todos os veículos que estão emitindo fumaça escura”. Ele acrescenta que para dar exemplo, toda a frota de carro utilizada no monitoramento é movida a diesel S-10, que polui 50 vezes menos do que o utilizado nos veículos do DF (Diesel 1800). “Como órgão ambiental precisamos estar à frente com iniciativas como esta”.

O subsecretário acrescenta ainda que o PCPV, quando implantado, vai monitorar tanto a poluição do ar como também a sonora. “Estamos, a mais de um ano, colhendo dados de poluição e também de radiação solar em diversos pontos do DF, mesmo antes da implantação do PCPV. Esperamos com isso desenvolver um banco de dados para a proposição de ações de combate. Após a implantação do plano, a expectativa é de que possamos minimizar cerca de 80% dos danos causados à saúde humana, principalmente com as demandas hospitalares”, diz ele.

O evento de lançamento da campanha também foi marcado pela entrega oficial de um carro híbrido pela Toyota Brasil. O carro ficará, sob empréstimo, dos órgãos ambientais, Semarh e Ibram, até a Copa de 2014 e será utilizado nos monitoramentos.

A empresa japonesa é pioneira na fabricação de veículos automotores híbridos desde 1997 e já tem cerca de cinco milhões de veículos híbridos vendidos em todo o mundo.O carro emprestado é o Prius, modelo ecológico, mas a montadora tem 18 modelos híbridos e está lançando outros 18 até 2022. Desde o início do ano, quando o Prius foi lançado no Brasil, já foram vendidos mais de 280 veículos. O veículo funciona com um motor elétrico e outro à combustão e possui uma eficiência de até 25km por litro.

Para o evento estava prevista uma blitz, que foi adiada por causa da chuva. A abordagem dos carros será feita na próxima semana, em parceria com a Polícia Militar.

Participaram do evento o Major Condi, representando a PM, Cadu Valadares, subsecretário de sustentabilidade da Semarh, Nilton Reis, presidente do Ibram,Roberto Braun, Gerente da Toyota, e servidores dos órgãos ambientais.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543