3/06/16 às 15h05 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Sema promove o Junho Verde e quer sociedade de olho no meio ambiente

Em celebração ao Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) promove o “Junho Verde”. É um esforço para dar à sociedade do Distrito Federal conhecimento dos eventos comemorativos ao longo do mês. Aqui, você poderá acompanhar e comparecer às iniciativas que se propõem a enfrentar os desafios ambientais do Cerrado, especialmente em nosso quadrilátero.

Se você quer participar, consulte a página da Secretaria do Meio Ambiente – Sema (www.sema.df.gov.br). Se você quer divulgar, entre em contato com a Assessoria de Imprensa do órgão (comunicacaosema@gmail.com). A Sema-DF quer construir com todos o Junho Verde, cada vez mais verde a cada ano. Para mais informações, acesse o Tumbrl.

Sema
A Sema faz a sua parte. No dia 2, quinta-feira, o secretário adjunto do Meio Ambiente, Carcius Santos, participou de palestra em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, na Câmara Legislativa (CLDF). Na ocasião foram tratadas as questões ambientais a nível mundial com o estabelecimento do desenvolvimento sustentável e sua relação com as políticas públicas, na sala de comissões número 1 da CLDF.

No dia 8, a Subsecretaria de Educação e Mobilização Socioambiental (SEAMS) promove mais uma reunião ordinária do Comitê Criativo da Virada do Cerrado, das 8h às 17h30 no Centro de Convivência do Idoso do Guará. Pela manhã, haverá uma formação sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). À tarde, será o encontro de planejamento das atividades na Virada do Cerrado, em cada região administrativa.

A Sema e o comitê estão trabalhando para mobilizar as administrações regionais na realização de eventos ligados às mudanças climáticas para a Virada do Cerrado de 2016, a ser realizada em setembro, nas comemorações da Semana do Cerrado.

No dia 9, serão realizadas as oficinas “Quede Água”, pela equipe coordenadora da Virada do Cerrado no evento “Água: Uma Agenda Para a Vida”, da Secretaria de Educação. Uma oficina será às 9h30 e outra às 14h30.

Nos dias 21 e 22 de junho, acontecerá a Oficina do Programa de Educação Ambiental para Agricultura Familiar promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Sema e a Secretaria de Agricultura (Seagri).

Outras instituições
No dia 1º de Junho, aconteceu o seminário Meio Ambiente e Ordem Urbanística sob a Ótica Policial, no auditório do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil. No dia 3, acontece um plantio de mudas no Bosque dos Tribunais, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), às 9h.

No dia 5, é a vez do “Rolezinho Ecológico em Ceilândia”, às 10h, um passeio educativo no Parque Recreativo do Setor “O”. E também o evento Diálogos em Rede, com a participação da ex-senadora Marina Silva e Sérgio Xavier, das 14h às 18h. No dia 6, começa a Primeira Liga da Energia Solar, que continuará até o dia 10. Esse evento será online e gratuito, as inscrições podem ser feitas pelo site www.ligasolar.com.br.

Também no dia 6, ocorrerá a partir das 8 horas, uma ação no Parque do Setor “O” – Abrace o Parque, com plantio de 100 árvores. No dia 7, acontecerá um mutirão de limpeza na Lagoinha, a partir das 9 horas. Nos dias 8, 9 e 10 de junho, acontecerão palestras e seminários com temática ambiental. Todos esses eventos ocorrem na Ceilândia.

Congresso Nacional
O Congresso Nacional (Câmara e Senado) realizará ao longo do mês uma série de eventos em celebração ao mês do meio ambiente. Confira a programação no Tumbrl.

Mais informações:
E-mail: comunicacaosema@gmail.com