23/02/18 às 11h13 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

SEMA e IBRAM nos conselhos de planejamento territorial e saneamento básico

Representantes da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) foram empossados nesta quinta feira, 22, em dois importantes conselhos criados pelo Governo de Brasília para definir e acompanhar as políticas públicas do planejamento territorial e de saneamento básico, áreas em que o meio ambiente tem especial e estratégica importância. Pela manhã, na sede da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação do DF, o secretário da Sema, Igor Tokarski, e o presidente do Ibram, Aldo Fernandes, tomaram posse como titulares do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano, Conplan, durante sua 149ª Reunião Ordinária. Presidido pela Segeth, o colegiado detém importante missão deliberativa na definição das políticas de ordenamento territorial e de uso e ocupação do solo no Distrito Federal.

Na reunião, os novos conselheiros já participaram da apresentação do planejamento da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, CAESB, em que foram mostrados projetos e obras de captação e distribuição de água potável previstas para os próximos anos, e analisaram processos de regularização fundiária em áreas como o Setor Terminal Norte, Terminal Sobradinho II, QS 03 em Taguatinga, Quadra 716 do SHLS, além de projetos de requalificação urbana no Setor Hoteleiro Norte.

CONSAB – À tarde, o governador Rodrigo Rollemberg deu posse aos membros do Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal, Consab. O evento foi no Salão Nobre do Palácio do Buriti e como representantes do Ibram foram empossadas Vandete Inês Maldaner (titular), Janaina Soares e Silva Araújo (1° suplente) e Karine Karen Martins Santos Campos (2° suplente). Esse colegiado tem como compromisso definir estratégias para garantir o acesso da população a serviços de saneamento básico de qualidade, além de acompanhar a implementação do Projeto de Lei do Plano Distrital de Saneamento Básico, já enviado pelo Governo de Brasília à Câmara Legislativa, e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Distrito Federal, PDGIRS. Também participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente Igor Tokarski e o presidente do Ibram, Aldo Fernandes.

Veja mais no link: