Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/02/16 às 16h42 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Ibram e Sema abrem cadastramento de animais para castração

Somente os animais que preenchem todos os requisitos necessários e que seus donos forem contatados pela equipe veterinária poderão ser atendidos no lote de mil animais.

Brasília (2/2/2016) – O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) iniciam nesta terça-feira, 2 de fevereiro, o cadastramento para a castração de animais no Castramóvel. A unidade faz parte do Projeto Unidade Móvel de Esterilização Veterinária, Educação em Saúde e Guarda Responsável de Cães e Gatos no Distrito Federal.

O objetivo do projeto é auxiliar no manejo do excedente populacional de animais domésticos, com enfoque na conservação ambiental e no bem-estar animal. “A superpopulação de animais domésticos contribui para problemas como abandono e maus-tratos, além de ameaçar animais silvestres e seus habitats, sendo a castração uma importante ferramenta para o manejo populacional”, afirmou a médica veterinária do Ibram, Ana Nira Junqueira, responsável pela coordenação das atividades no Castramóvel.

A assessora especial de Direitos Animais, Mara Moscoso, da Sema-DF, orienta que as pessoas, que tiverem seus animais selecionados, serão comunicadas por e-mail da Secretaria do Meio Ambiente, e posteriormente receberão um contato da equipe de médicos veterinários do Castramóvel para o agendamento da castração. Se isso não acontecer, nenhum dono de animal deve se dirigir ao Parque do Cortado, porque não será atendido.

O Ibram pretende manter a oferta gratuita de castrações de cães e gatos no Castramóvel. Assim, por este cadastramento aberto agora serão selecionados mil animais para serem castrados. Após realizar os atendimentos deste cadastro, uma nova seleção será realizada.

“A pessoa responsável pelo preenchimento do cadastro deve ser a mesma a levar o animal para o atendimento, para isso, precisa estar devidamente identificada”, complementou a assessora. O interessado em castrar seu cão ou gato deve inscrever-se por meio do preenchimento de um formulário. Para isso, clique aqui.

ok6 Serão atendidos cães e gatos, machos e fêmeas com, no mínimo, três meses de idade ou mais de 1 kg e adultos com até sete anos.

ok6 Será dada prioridade a animais:

  1. em possível situação de colecionismo
  2. comunitários
  3. de colônias
  4. em lar temporário ou casa de passagem
  5. adotados por pessoas de baixa renda. 

ok6 Os donos dos animais deverão assinar um termo de autorização para o procedimento, morar no Distrito Federal, ter mais de 18 anos e ser responsável pelo transporte e cuidados antes e após a castração.

ok6 Quem preencher este formulário deverá ser o responsável por levar o animal para atendimento, quando deverá ser identificado por documento com fotografia.

ok6 Não será atendido animal diferente daquele identificado neste cadastramento e agendado para a castração.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543