Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/13 às 14h32 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Samambaia recebe primeira etapa de obras no Parque Ecológico Três Meninas

A comunidade de Samambaia festejou neste sábado, dia 21 de setembro, a entrega da primeira etapa de melhorias realizadas no Parque Ecológico Três Meninas. O evento foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e contou com a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão, do presidente do Ibram, Nilton Reis, do administrador de Samambaia, Risomar Carvalho, do presidente da Centrad, Roberto de Mendonça, do Superintendente de Gestão de Áreas Protegidas do Ibram, Pedro Salgado, e da primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz.

“Esse era um pedido antigo da comunidade de Samambaia, que espera pela implantação do Parque Três Meninas há 20 anos. Agora, esperamos que a comunidade se sinta dona dessa unidade, pois é dela. Foi a comunidade que nos ajudou a fazer esse projeto e deve continuar cuidando e preservando esse local”, comentou Nilton Reis na ocasião.

Essa foi mais uma realização do programa Brasília, Cidade Parque que visa implementar os 72 parques ecológicos do Distrito Federal de forma sustentável, com a efetiva utilização das compensações ambientais e florestais.

“O grande recado desse projeto é a Câmara de Compensação Ambiental. O Brasília, Cidade Parque é um programa eficiente, prático e honesto, que está tirando a cidade do atraso na implantação dos parques”, explicou Eduardo Brandão durante a inauguração.

O Parque Ecológico Três Meninas recebeu R$ 3,5 milhões de investimento advindo de compensação ambiental feito pela Centrad. Nesta primeira etapa, a unidade de conservação recebeu ciclovia, coopervia, banheiros, quiosque, quadra de areia, pista de skate, urbanização, além da reforma na quadra poliesportiva e no playground.

“Quando você faz uma estrutura como essa, a população pode utilizar o parque de forma organizada. Assim, promove-se o lazer à comunidade e a proteção ao meio ambiente. Esse é um lugar muito importante para a geração da qualidade de vida e esse é o nosso primeiro objetivo, além de desenvolver a região, fazer uma cidade mais verde”, comemorou o governador do Distrito Federal.

A festa contou ainda com pula-pula, brinquedos infláveis, algodão doce e pipoca para as crianças, além de mesa de frutas e sucos e vacinação canina gratuita contra cinomose. Na ocasião, o governador Agnelo Queiroz foi homenageado pela organizadora do grupo da melhor idade O Amor Constrói a Paz, Aurabela Barreto, que cantou um samba de sua autoria.

A entrega da segunda etapa de revitalização, que inclui a reforma do Casarão e das três casas existentes no local, está prevista para o início de 2014. O primeiro espaço será utilizado para fins culturais e as três casas mantêm o parque como ponto turístico da cidade, além de monumento histórico.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543