26/03/18 às 16h41 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Saiba mais sobre o Sinaflor

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e o
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) convidam empreendedores e setores produtivos do Distrito Federal, para workshop sobre a utilização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). Essa plataforma reunirá, de forma totalmente eletrônica, todas as informações a cerca do processo de origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais. O evento será realizado no dia 4 de abril, às 9h30, no Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA/DF).

Desenvolvido pelo Ibama, o Sinaflor possibilitará o rastreamento desde a autorização de exploração até o transporte, armazenamento, industrialização e exportação dos produtos, garantindo o controle da cadeia produtiva. O sistema também agiliza a certificação dos Planos de Manejo Florestal Sustentável, dando maior segurança à transferência de créditos de madeira ao sistema do Documento de Origem Florestal (DOF). Todas as informações serão integradas à base do Cadastro Ambiental Rural (CAR), para um acompanhamento real do desmatamento no país.

A partir da implantação do Sinaflor, todas as atividades florestais sujeitos ao controle dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), como solicitação de supressão de vegetação nativa, serão efetuadas por meio desta ferramenta. A meta é que até o dia 2 de maio deste ano, o sistema passe a operar definitivamente em todo o país.

Serviço:

Workshop sobre o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor)

Dia: 4 de abril

Horário: 9h30

Local:  Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA/DF)