Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/12/14 às 14h30 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Rica fauna e flora para o deleite dos moradores da Asa Norte

O Parque Ecológico e de Uso Múltiplo Olhos D’Água abriga imensa biodiversidade, incluindo peixes, aves, anfíbios, répteis, invertebrados e pequenos mamíferos. A unidade possui vegetação preservada, com árvores nativas e exóticas, tanto não-frutíferas quanto frutíferas, como, por exemplo, mangueira, bananeira, cagaita, murici e cajuzinho do cerrado, entre outras. No local encontra-se, ainda, a Lagoa do Sapo, abastecida por diversas nascentes.

Além das belezas naturais, seus visitantes, que passam de mil pessoas nos finais de semana, podem usufruir de trilhas ecológicas, relógio do sol, áreas de contemplação, pista de caminhada com 2 km de extensão e realizar diversas atividades como aulas de yoga, de ginástica e de atividades voltadas à terceira idade.

Parque olhos dagua - 1  Parque olhos dagua - 2

Atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade, a unidade recebeu, em abril de 2012, por meio do programa Brasília, Cidade Parque, um espaço verde onde seria construído um shopping. Com isso, o parque teve sua poligonal expandida de 21,7 hectares para 28 hectares, preservando o local que possuía nascentes e biodiversidade rica e frágil. Esta área recebeu ainda cercamento e sistema de drenagem.

O Parque Ecológico e de Uso Múltiplo Olhos D’Água está situado nas entrequadras 413/414 da Asa Norte e fica aberto diariamente, das 6 horas às 19 horas.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543