Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/21 às 13h53 - Atualizado em 12/05/21 às 14h00

Revitalização de Parque trará mais qualidade de vida para a população de Brazlândia

Localizado no coração de Brazlândia, o Parque Ecológico Veredinha é uma espécie de oásis na região administrativa. Possui diversas nascentes e vegetação variada, com matas de galeria, Cerrado típico, veredas úmidas e uma área de antiga pastagem, que podem ser exploradas por meio de trilhas estreitas.

 

A Unidade de Conservação será a próxima a receber melhorias executadas pela força-tarefa do governo, por meio do Reviva Parques, Programa coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Brasília Ambiental, com a execução da Secretaria de Governo, em parceria com outros órgãos, como a Novacap, Administrações Regionais, SLU, DER, Detran-DF, Funap e Terracap. A revitalização é um reforço para a vocação turística de Brazlândia, conhecida por diversos atrativos.

 

Transitar pelo parque faz parte do cotidiano da população. Tanto para quem o frequenta para se exercitar, quanto para quem utiliza o trecho da ponte sobre o Ribeirão Veredinha, que liga o Setor Norte com o Setor Veredas. Diariamente dezenas de pessoas, a pé ou de bicicleta, cortam caminho pelo parque para se deslocarem de um ponto a outro da cidade, encurtando a distância e apreciando a paisagem.

 

É o caso da empresária Teresinha de Jesus, proprietária de um restaurante próximo. Ela sempre cruza o parque a pé para ir a algum compromisso e aproveita a caminhada para se exercitar e apreciar a paisagem. “Esse lugar é uma maravilha para a cidade. Um ambiente que precisamos cuidar e preservar mais. Eu gosto muito de fazer esse caminho por conta do verde. O programa de revitalização ajudará a conscientizar as pessoas a usarem o local sem degradar o meio ambiente. Precisamos nos conscientizar que a natureza faz parte da vida da gente”, afirmou.

 

O militar da reserva, Ronaldo da Palma Santos, frequenta o parque diariamente para se exercitar. Ele diz que melhorias são sempre muito bem-vindas a aponta sugestões como “a iluminação noturna, é muito importante para quem precisa se exercitar à noite. O parque é um ambiente muito agradável para caminhar e para aproveitar a paisagem enquanto se desloca pela cidade para estudar, trabalhar”, disse.

 

Desde o início da pandemia do coronavírus, o parque passou a ser bastante procurado pela população, o que reforçou a necessidade de melhorias. Elas devem garantir a preservação do local, que já conta com ponto de descarte de eletroeletrônicos e vigilância motorizada 24 horas, aumentando em 90% a segurança dos frequentadores e transeuntes.

 

“A revitalização é muito importante para o parque. É aqui que nasce o Ribeirão Veredinha, que forma o principal cartão postal da cidade, o lago também chamado de Veredinha, além de ser um afluente do Descoberto”, ressaltou o Agente de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, Marcos João da Cunha.

 

Melhorias

O secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, visitou o local nessa terça-feira, 11, para verificar as melhorias que precisam ser feitas. “Os parques são pontos de lazer que contribuem para o bem-estar da população. Agora chegamos ao Parque Veredinha e vamos trazer melhorias e conforto para esse lugar que é tão importante para a comunidade”.

 

Também participou da visita técnica o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Claudio Trinchão. A autarquia administra as 82 unidades de conservação (UCs) no DF. “Hoje iniciamos o trabalho nessa área. O parque é grande, requer investimento, mas tenho certeza de que com a união de esforços, será feito um grande trabalho. Nossa função é prover e disponibilizar áreas de lazer com manutenção e qualidade ambiental para a população”.

 

O administrador regional de Brazlândia, Jesiel Costa Rosa, acredita que a revitalização do parque o tornará um ponto turístico. “A preservação desse espaço para a cidade, que é como um pulmão de Brazlândia, permitirá que os moradores e visitantes possam contemplar as belezas da região e poderá trazer um bom retorno para a cidade” disse.

 

Entre as ações previstas estão a construção de sistema de águas pluviais; nivelamento, pintura e troca de areia dos parques infantis; pintura e reparo asfáltico na ciclovia; pintura da sede e do banheiro público; instalação do cercamento da nascente; construção de calçada em frente às faixas de pedestres que dão acesso ao parque, capina e pintura de meio fio em toda ciclovia e poda de árvores.

 

Criado pelo decreto nº 41.865/2021, pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o Reviva Parques tem como finalidade estimular parcerias e promover a preservação das 82 Unidades de Conservação administradas pelo Brasília Ambiental.

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543