Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/17 às 20h11 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Recursos do Funam garantem programa de castração de animais no DF

Pelo menos sete mil animais cadastrados pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) no Programa de Manejo Populacional de Animais Domésticos do DF, que oferece castração gratuita em cães e gatos, têm seu atendimento garantido ao longo dos próximos meses graças à liberação de mais 700 mil reais pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-DF) por meio do Fundo Único do Meio Ambiente do Distrito Federal (Funam).  A terceira etapa da campanha de cadastramento de 2017 se encerrou ontem, 23.

O aporte financeiro ao projeto de castração, realizado anualmente pelo IBRAM, foi publicado hoje, 24, no Diário Oficial. Com os recursos, o órgão investe em parcerias com clínicas especializadas para a triagem dos animais e os procedimentos cirúrgicos de castração – ovário salpino, histerectomia e orquictomia em cães e gatos. Indolor e de rápida recuperação, essas intervenções também garantem mais saúde aos animais.

Mas, o objetivo principal é o manejo populacional como forma de diminuir o eventual impacto da invasão desses animais em unidades de conservação e ambientes naturais. Desde 2016 já foram castrados mais de 4,5 mil animais em várias regiões do DF. O Programa se volta prioritariamente a populações de menor renda responsáveis pelos animais, além de idosos. Mas, qualquer pessoa pode se cadastrar durante as campanhas para ocupar as vagas remanescentes e inscrever até dois animais.

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543