Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/20 às 14h05 - Atualizado em 29/05/20 às 10h06

Publicação sobre precipitações no DF é lançada pelo Brasília Ambiental

A Superintendência de Fiscalização do Brasília Ambiental (Sufam), por meio da Diretoria de Emergência, Riscos e Monitoramento lançou a primeira edição do Boletim Precipitação on-line, que mostra uma análise mensal das chuvas ocorridas no Distrito Federal, com uma linguagem bem simples e de fácil interpretação.

 

A publicação traz para conhecimento geral, dados diários do volume de chuvas nas estações medidoras e um espaço dedicado aos destaques do mês, com informações da quantidade e do local que registrou a maior precipitação em todo o mês e, também, em um único dia.

 

O boletim poderá subsidiar outros estudos e efeitos ambientais vinculados à pluviosidade, a exemplo de incêndios florestais, enchentes e poluição do ar. “Para se ter uma ideia, a incidência e extensão de incêndios florestais em 2018 foi menor, pois foi um ano de maior pluviosidade. Já em 2019, ocorreram mais incêndios devido às chuvas extras de 2018 que favoreceram maior crescimento da vegetação, com mais material combustível combinado com o aspecto de ter sido um ano mais seco”, esclareceu o diretor de Emergência, Riscos e Monitoramento, Sandro de Lima.

 

Para o exemplar de lançamento, referente ao mês de abril de 2020, foram coletados dados de 21 estações pluviométricas/climáticas espalhadas pelo DF. E futuramente, essa análise terá ainda maior representatividade, quando estiver em vigor acordo de cooperação técnica do Brasília Ambiental com a Adasa, Caesb e UnB, que prevê a instalação de mais estações telemétricas.

 

A periodicidade do Boletim será mensal, com exceção ao período de estiagem que não registra chuvas. Clique aqui e confira a primeira edição do Boletim Precipitação. Todas as edições da publicação ficarão disponíveis no site do Brasília Ambiental, no menu Informações Ambientais – Tempo e Clima.

Brasília Ambiental - Governo de Brasília

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543