Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/02/17 às 16h28 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Projeto “Vamos Passarinhar nos Parques do DF” inicia atividades deste ano

O calendário de 2017 do Projeto “Vamos Passarinhar nos Parques do DF?” começou pelo parque Recreativo do Gama, que recebeu dezenas de passarinheiros, entre adultos a crianças, no domingo, 29/1. A iniciativa resulta de uma parceria entre o IBRAM e o Movimento Observaves. Este ano mais de 12 localidades, em sua maioria parques administrados pelo Instituto, receberão o Projeto, será uma visita por mês.

De acordo com os participantes a visita foi muito agradável, principalmente, devido à beleza cênica do local. Cortado pelo Ribeirão do Gama, o visual no local é belíssimo. Corredeiras e pequenas cachoeiras beiram um paredão, o solo inclinado forma um belo vale que fica espremido entre os morros. A vegetação de mata (Cerradão e Mata de Galeria) predomina nas encostas e por todo o vale.

Foram observadas 47 espécies de aves, em cerca de 4 horas de visita. “Logo cedinho, ouvimos limpa-folha-do-buritii em meio a alguns buritis esparsos à borda do ribeirão. Um registro interessante para o local, pois eram poucos os buritis à vista para manter uma suposta população dessa ave que reside especificamente em buritizais. Devem ser os remanescentes de uma época onde buritis deviam ser abundantes por ali. Ainda nas margens do riacho observamos martins-pescadores e uma garça-real,, uma ave incomum no DF”, conta o passarinheiro Rodrigo D`Alessandro.

A participação no Projeto é livre. Os interessados podem acompanhar a programação e se inscrever no endereço: http://observaves.blogspot.com.br. O próximo parque a receber o Projeto será o Ecológico Canela-de-Ema, localizado na Região Administrativa de Sobradinho. A visita será dia 26 de março.

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543