Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/18 às 13h56 - Atualizado em 6/11/19 às 11h21

Projeto Mapear-Mapeamento de Áreas Degradadas e Fitofisionomias do DF

COMPARTILHAR

Objetivo do Projeto 

O projeto surgiu a partir da constatação da carência de informações atualizadas para o Distrito Federal e necessidade de um diagnóstico para a região no que se refere à degradação ambiental, para direcionamento de esforços de prevenção e recuperação de áreas impactadas ou passíveis de impacto.

 

O projeto tem como objetivo mapear as áreas degradadas e fitofisionomias do Distrito Federal – por meio de trabalho de campo, captação de pontos com uso do GPS e análise de imagens de satélite – identificando os tipos de degradação e ocupação do solo de maneira a auxiliar estratégias e ações futuras para a recuperação de áreas degradadas e manutenção dos recursos naturais, da fauna silvestre e da vegetação nativa.

 

Objetivos específicos 

1. Identificar as áreas degradadas e fitofisionomias do Distrito Federal por meio de sensoriamento remoto e trabalho de campo;

2. Identificar os tipos de degradação e fitofisionomias das áreas mapeadas do Distrito Federal;

3. Elaborar um diagnóstico da cobertura do solo das unidades de conservação distritais;

4. Fornecer dados para o acompanhamento do uso e ocupação do solo, subsidiando a escolha dos locais para proposição de corredores ecológicos, áreas protegidas e áreas prioritárias para recuperação.

 

Classificação das áreas 

Embora com várias definições, áreas degradadas podem ser entendidas como áreas sujeitas a fenômenos do meio ambiente, naturais ou antropogênicos que prejudiquem as atividades dos organismos vivos.

 

O projeto esta dividido em duas etapas. A primeira visa mapear as Unidades de Conservação (UC’s) Distritais. A segunda etapa pretende mapear todo o restante do Distrito Federal com a utilização de imagens de satélite.

 

Para melhor compreensão das classes de degradação utilizadas no mapeamento, veja as fotos das classes utilizadas no estudo.

 

Nativa antropizada

Nativa antropizada - Parque Jequitibás

Exóticas

Exóticas - Parque Canela de Ema

Agricultura

Agricultura

Pasto

Pasto - Parque Uso Multiplo Lago Norte

Ocupação

Ocupação - Parque Sobradinho II

Solo exposto

Solo exposto - Parque DER

Reflorestamento nativas

Reflorestamento nativas

Reflorestamento exóticas

Reflorestamento exóticas

Entulho

Entulho - Parque Colégio Agricola

 

As classificações das fitofisionomias adotada pela equipe de campo foram às terminologias determinadas por Ribeiro e Walter (2008) no livro Cerrado: ecologia e flora.

 

Resultados

A primeira etapa foi concluída com o término das vistorias nos parques do Distrito Federal (Figura 1). Os parques foram vistoriados no período de maio de 2010 a maio de 2012 e concomitantemente foram elaborados os mapas delimitando as áreas degradadas e fitofisionomias.

 

Figura 1. Localização dos parques monitorados

 

Confira

Relatório completo do Projeto

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543