26/06/19 às 13h54 - Atualizado em 5/07/19 às 11h24

Projeto Águas de São Bartolomeu tem participação do Ibram

Técnicos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) participaram, neste mês de junho, da primeira visita de campo do Projeto Águas de São Bartolomeu com a participação da Emater e Adasa. Foram visitadas quatro propriedades pela equipe, com o intuito de consolidar o início do projeto na Unidade Hidrográfica (UH) 14 – Ribeirão Cachoeirinha. A ação ainda tem o apoio técnico da Secretaria de Agricultura (Seagri), Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Administração Regional de São Sebastião e conta com 5 mil mudas para a recuperação de nascentes e Áreas de Proteção Permanente (APPs), além de 30 unidades de fossas sépticas doadas pela Seagri.

Os locais visitados na microbacia, que é uma área geográfica delimitada por divisores de água (espigões), incluíram as principais nascentes localizadas na cabeceira do Cachoeirinha, além dos pontos que também abrangem parte do seu leito. Foi observado que as suas águas, encontram-se sem grandes níveis de contaminação. Os técnicos identificaram ainda, que há necessidade de conhecimentos na área da educação ambiental, agroecologia e tecnologias sociais serão fundamentais para o desenvolvimento de cada etapa do projeto, uma vez que as atividades estarão diretamente relacionadas com a conscientização, compreensão e compromisso para a recuperação e preservação de nascentes e cursos d’água daqueles proprietários que desejarem participar das ações.

Neste segundo semestre estão previstos a seleção das propriedades e o levantamento das ações a serem executadas, de acordo com as especificidades de cada área.

Brasília Ambiental - Governo de Brasília