Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/14 às 22h22 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Programa Parque Educador estréia no Parque de Águas Claras

Na manhã desta quarta-feira, 23, teve início o Programa Parque Educador, da Coordenação de Educação Ambiental do Ibram, com o atendimento de cerca de 50 alunos da Escola Classe 325, da Samambaia. Durante a manhã, as crianças receberam orientações sobre a correta separação dos resíduos sólidos, uso consciente da água, oficinas de reciclagem, além de assistirem a apresentação do grupo de teatro Defensores do Planeta, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Para a diretora da EC 325, Vlgdamir Ferreira Costa, o programa é uma iniciativa maravilhosa, que está em perfeita integração com a política pedagógica adotada. Para ela, “ações como essa propiciam a prática da teoria. Ou seja, é a possibilidade de vivenciar o conhecimento de forma prática”, destacou. Para uma das professoras presentes, Gleicy Kelly, do 4º ano, “essa prática traz a sala de aula para outros espaços fundamentais de aprendizado”, complementa.

Para o presidente do Ibram, Nilton Reis, esse Programa é mais um dos produtos gerados pelo Programa Brasília, Cidade Parque. “Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos criamos o Brasília, Cidade Parque, que tem implantado e revitalizado os parques e unidades de conservação do DF. Porém, entendemos que é preciso ir além. As ações propostas pela equipe da coordenação de Educação Ambiental do Ibram trazem a esse ambiente propício que são os parques, orientações que realmente fazem a diferença na formação das crianças e jovens, na perspectiva ambiental”, enfatiza o gestor.

 

Sobre o Programa Parque Educador

O objetivo do Programa é orientar os alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas quanto às boas práticas ambientais, utilizando o espaço propício dos parques do DF. A ideia é que as turmas sejam recebidas nas quartas e quintas-feiras, ocasião em que terão a oportunidade de participar de um circuito de atividades em que a temática ambiental se faz presente, com orientações sobre o uso consciente dos recursos naturais, preservação de fauna e flora, sensibilização/conscientização sobre formas de consumo, entre outros.

Em breve, o Programa prestará atendimento nos parques Três Meninas (Samambaia), Saburo Onoyama e Lago do Cortado (Taguatinga), Ezechias Heringer (Guará) e Uso Múltiplo da Asa Sul (Plano Piloto).

As escolas interessadas em participar do Programa Parque Educador deverão entrar em contato pelo telefone 3214-5690, para realizar o agendamento.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543