Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/13 às 20h22 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Programa Brasília, Cidade Parque ganha mais fãs

“Rio de Janeiro, cidade maravilhosa. Brasília, cidade parque”, foi com palavras como esta que a jornalista global Glória Maria, apresentadora da 2ª edição do Green Move Festival, animou a plateia de quase 45 mil pessoas que assistiram aos shows na Esplanada dos Ministérios, neste domingo (13). Entre as atrações, Zeca Baleiro, Paralamas do Sucesso e Nando Reis.

O evento teve como patrocinadores o Banco do Brasil, TetraPak e a Petrobras. O objetivo da festa foi gerar informações e estimular a realização de ações voltadas para conscientização e atitudes de responsabilidade no que se refere à contribuição para a preservação do planeta e o crescimento econômico sustentável. Os participantes tiveram oportunidade de realizar ações antes e durante os shows. Escolas da Secretaria de Educação foram premiadas durante o evento.

A Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto Brasília Ambiental (Ibram) estavam presentes no evento com um apoio institucional na ÁREA DE INFORMAÇÃO. Os visitantes do estande tiveram oportunidade de conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pelo GDF, participar de oficinas de educação ambiental e, especialmente, conhecer o programa carro-chefe dos órgãos ambientais – Brasília, Cidade Parque. No local, quem curtia a página do programa ganhava um ingresso para a ÁREA CONSCIENTE do show.

Alice Quezadu, moradora de Brasília, foi ao show com toda a família, incluindo seus três filhos de 12, 8 e 6 anos. As crianças participaram das atividades do estande da Semarh e do Ibram. “São ações muito importantes para a educação infantil, para manter a comunidade presente. Até para podermos apoiar o que há de bom e cobrar aquilo que precisa ser feito. Plantamos até árvore virtual aqui hoje”. Alice se disse encantada com o programa de revitalização dos parques, gerenciado pelos órgãos ambientais.

As árvores plantadas no evento contabilizaram mais de 200. Todas serão plantadas em parques da cidade, com espécies nativas do bioma Cerrado. O plantio faz parte do programa Plante uma Árvore, onde todas as mudas virtuais serão, de fato, plantadas nos locais escolhidos e receberão o nome de quem as plantou. “Com isso, criamos uma ideia de pertencimento nas pessoas. Elas geralmente escolhem alguma área próxima a sua casa e vão poder cuidar de suas árvores que recebem o seu nome”, explicou Nilton Reis, presidente do Ibram.

O Brasília, Cidade Parque foi, sem dúvida, o programa de maior destaque da festa. Recebeu, em um curto período de tempo, mais de 200 curtidas dos brasilienses e artistas que participaram da festa.

No camarim, todos os artistas e suas equipes de produção plantaram árvores virtuais. “Plantei uma árvore em Brasília, que vai receber o meu nome. Isso é uma atitude muito legal”, parabenizou Nando Reis, durante o show. Glória Maria, João Barone, Bi Ribeiro e Zeca Baleiro também plantaram árvores.  

Brasília, Cidade Parque

Os 72 parques do DF estão sendo revitalizados e implantados pelo programa. Mais de 30 parques estão em projetos e serão entregues à população até meados do próximo ano. 09 parques já foram contemplados (revitalizados ou implantados) e entregues à população em diferentes Regiões Administrativas. São eles Parques da Asa Sul, Ezequias Heringer (Guará), Jequitibás (Sobradinho), Bosque do Sudoeste, Saburo Onoyama (Taguatinga), Olhos D´Água (Asa Norte), Águas Claras, Jardim Botânico e Três Meninas (Samambaia).

IMG 93569374

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543