Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/07/13 às 20h13 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Portal Nacional da Gestão Florestal receberá dados do DF

Técnicos do Ibram foram capacitados sobre como inserir informações no Portal. Iniciativa pode aumentar transparência sobre ações de órgãos do poder público

O Portal Nacional da Gestão Florestal (PNGF), iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) com o objetivo de reunir informações de todo o país sobre a gestão desse recurso natural, conta com a capacitação do Distrito Federal para integrar esta ação.

Técnicos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) participaram de um curso, no dia 4 de julho, para conhecer o PNGF e saber como inserir dados no Portal. Nele, deverão ser disponibilizadas informações sobre orçamento, recursos humanos, autorizações para transporte de produtos florestais e sobre supressão de vegetação, por exemplo.

Segundo a analista do Ibram Clarine Rocha, o PNGF permite um maior controle social das atividades do poder público. “O Portal é importante para a transparência do que está sendo feito com o recurso florestal do DF e para a sociedade ter controle do que é realizado”, diz.

O setor florestal tem um importante papel no desenvolvimento do DF, que está entre os principais mercados consumidores da madeira nativa da Amazônica Legal, usada, por exemplo, na construção civil. Entre 2007 e 2009, Brasília foi a 4ª cidade a receber mais madeira serrada da região Norte, com 174 mil metros cúbicos, segundo o Ibama. Esse tipo de dado fará parte do PNGF.

O PNGF- O Portal Nacional da Gestão Florestal tem origem na Resolução 379 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e na Lei 10.650/03, que dispõe sobre o acesso público aos dados e informações existentes nos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente. Quando consolidado, o PNGF permitirá conhecer a evolução da gestão florestal e deverá orientar políticas públicas para controle e uso sustentável desses recursos.

Com a realização do treinamento para o Ibram, o SFB concluiu as capacitações para órgãos ambientais da região Centro-Oeste voltadas ao PNGF. Estados de todas as demais regiões também participaram do curso, à exceção do Sul, próximo a ser atendido. Os dados são inseridos à medida que as próprias instituições organizam suas informações sobre a gestão florestal.

* Com informações do Serviço Florestal Brasileiro

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543