Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/13 às 12h52 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Ponto turístico de Brasília, Parque Dom Bosco, está de cara nova

Ponto turístico de Brasília, marco da história da Capital, o Parque Dom Bosco ganha reformas e a entrega dessas melhorias será neste sábado (09), às 9h. As mudanças foram feitas pelo programa Brasília, Cidade Parque do GDF, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Os investimentos, de aproximadamente R$ 2,7 milhões, foram aplicados na construção da sede administrativa, do salão de atividades socioambientais, de banheiros, quiosque, na reforma do anfiteatro e capela, e ampliação do estacionamento.

Eduardo Brandão, secretário da Semarh, revela que a unidade ganha veículos elétricos. “A implantação dos veículos vai facilitar o transporte de freqüentadores na unidade. O parque tem um declive grande do estacionamento até a orla do Lago e o carro vai dar mais conforto aos freqüentadores, principalmente quem deixa de ir ao parque porque tem mobilidade reduzida, conta Brandão. Ele acrescenta que o transporte é um modelo moderno e sustentável, “por ser elétrico não será mais um poluidor”. 

A revitalização do Parque Ecológico Dom Bosco se dá pela compensação das obras de expansão do Aeroporto Internacional de Brasília, pela Inframérica.  

 A unidade possui área de 131 hectares, com fauna e flora típicas do cerrado, às margens do Lago Paranoá.Oferece trilha de cerca de 2 km, com certo grau de dificuldade, pelo relevo acidentado. Possui ainda local próprio para banho no lago. Do local, tem-se uma vista panorâmica da área central de Brasília e do Palácio da Alvorada.

Abriga a Ermida Dom Bosco, monumento em homenagem ao padre João Belchior Bosco, que teria sonhado com o surgimento da capital; além de uma capelinha. Na parte inferior, há um anfiteatro a céu aberto com capacidade para 10 mil pessoas. O parque funciona das 6h às 19h, diariamente.

Dom Bosco em festa

Após a solenidade de inauguração. De cara nova, o parque recebe, na parte da tarde, a partir de 13h, o evento gastronômico realizado pelos organizadores do Picnik, “QUITUTES NA ORLA”. O programa é aberto, e para todos.

Brasília, Cidade Parque

“Onze parques entregues em menos de três anos de governo”, se orgulha Eduardo Brandão. Até meados do próximo ano serão mais de 30 parques, esta é a meta do governo. O programa foi lançado em junho de 2011 e tem o objetivo de implantar e revitalizar os 72 parques do DF.

“Em cada revitalização tem sido investido cerca de R$ 2,5 milhões e grande parte dos recursos são advidos de compensação florestal e ambiental. Um direito que o meio ambiente tem de ser ressarcido dos danos causados. Até o momento, aproximadamente 40 milhões estão sendo aplicados em projetos de revitalização e implantação de parques”, explica Brandão.

Se encontram em obras os parques Três Meninas (Samambaia), Cortado (Taguatinga), do Riacho Fundo, da Estrutural e Sucupiras, em Planaltina. Outros em fase de projeto, planejamento e orçamento, que também terão obras iniciadas brevemente.

 

Serviço

Entrega do Parque Dom Bosco

Data: 09 de novembro de 2013 (sábado)

Hora: 10h

Local: Parque Dom Bosco, Lago Sul

 

Programação

Manhã

Mesa de frutas

Brinquedos Infláveis

Pipoca

Algodão doce

Tarde

Quitutes na Orla – evento gastronômico com a presença de 50 chefs renomados da cidade

Hora: 13h às 17h

Música: a partir das 17h, até às 21h com bandas e dj’s locais

Veja aqui o convite.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543