Com o apoio da Polícia Militar, e a mobilização de seus próprios servidores – Agentes de Parques e Auditores Fiscais – o IBRAM decidiu os 14 parques do DF abriram durante o último fim de semana (dias 10 e 11). A medida favorece usuários das unidades com maior frequência de público de várias regiões administrativas do DF e é fruto do entendimento do Governo de que a população não pode ser prejudicada no seu direito ao lazer e convívio com a natureza, segundo presidente do órgão, Aldo Fernandes.
“É um esforço que exige a mobilização, remanejamentos e escalas extras de vários servidores durante o fim de semana, mas tem sido muito bem recebido pela população”, analisa ele. Durante a semana (com exceção da segunda-feira) doze parques ficaram abertos entre 6h e 18h e nenhuma intercorrência foi registrada. Em alguns parques, como Águas Claras (onde há instalado um batalhão da Polícia Ambiental), Olhos D’água (na Asa Norte) e Bosque do Sudoeste, o horário de fechamento chegou até a ser estendido, graças ao apoio espontâneo da população e grupos de moradores que se associaram à iniciativa e ajudaram no funcionamento.
O IBRAM administra 73 Unidades de Conservação em todo o DF. Dessas UCs, cerca de 40 são considerados em condições de receber visitantes que buscam espaço para realizar atividades físicas, de lazer ou simplesmente contemplação da natureza. E desses, 18 são parques mais estruturados, que já têm sede (guarita, infraestrutura e equipamentos, etc.) e por isso bastante frequentados. Desses dezoito, 14 serão abertos neste fim-de-semana. Apenas os Parques do Riacho Fundo, Três Meninas, Prainha do Gama e Cortado (em Taguatinga) se mantêm fechados (estes têm pouca incidência de visitantes, têm áreas em manutenção e por isso as equipes vão priorizar os de maior demanda). Para isso, pelo menos sessenta Agentes da Superintendência de Áreas Protegidas (SUGAP) e Auditores Fiscais da Superintendência de Fiscalização (SULAM), vão atuar, com o apoio da PM, nas vistorias das unidades abertas ao lazer da população.
Os Parques que vão abrir neste final de semana são:
1 Parque Ecológico Dom Bosco (Lago Sul)
2 Parque urbano Bosque do Sudoeste
3 Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará)
4 Parque Ecológico Águas Claras
5 Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga)
6 Parque Ecológico Olhos D’Água (Asa Norte)
7 Parque Ecológico Jequitibás (Sobradinho)
8 Parque Recreativo Sucupira (Planaltina)
9 Parque de uso múltiplo da ASA SUL
10 Parque de uso múltiplo do LAGO NORTE
11 Parque do Paranoá
12 Parque Ecológico Veredinha
13 Parque do Areal
14 Parque Urbano e Vivencial do Gama
Zoológico também abre
Outra notícia animadora é que o Jardim Zoológico também foi aberto a visitas nesse fim de semana. Graças a uma parceria da Secretaria de Estado do meio Ambiente do Distrito Federal, SEMA, da Fundação Jardim Zoológico, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), os portões estiveram abertos das 8h30 às 17h, sábado e domingo. Por conta da greve dos vigilantes, o Zoo de Brasília suspendeu as visitas na última sexta-feira (2/3) para segurança do público, dos funcionários, do patrimônio e dos animais mantidos pela instituição. Todas as rotinas administrativas e operacionais da Fundação permanecem inalteradas. Os ingressos custam R$10 a inteira. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam R$5. Menores de 5 anos e pessoas com deficiência têm direito à gratuidade.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543