Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/17 às 19h48 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Parques terão feira permanente de orgânicos

Dois dos parques mais movimentados das Unidades de Conservação (UCs), administradas pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), passarão a contar, em breve, com uma Feira Permanente de produtos orgânicos. São eles os parques ecológicos de Águas Claras, que recebe em média cinco mil visitantes nos finais de semana, e o Olhos D`água, na Asa Norte, que tem, no mesmo período, um público de cerca de três mil pessoas. A iniciativa é uma parceria do IBRAM com as Secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri).

Os produtores orgânicos que vão comercializar seus produtos nos parques estão sendo selecionados via edital de chamamento público feito pela Sema. Eles podem se inscrever na sede da própria Secretaria, localizada na SEPN 511, Bloco C, Edifício Bittar,4º. Andar, até a próxima sexta-feira, 1/12.

A infraestrutura para o funcionamento das feiras é de responsabilidade da Seagri, que deve disponibilizar barracas padronizadas para os produtores exporem seus produtos.

Para garantir ao consumidor um produto de qualidade e seguro, a Seagri está exigindo que os produtores orgânicos tenham cadastro no Programa de Boas Práticas Agropecuárias, e que estejam com a produção rural em conformidade com a Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003.

Na avaliação da gerente de parques do IBRAM, Marcela Versiani, a iniciativa é de grande valor ambiental, pois contribui para a conscientização da importância da produção orgânica para o meio ambienteO gerente de manutenção dos parques do IBRAM, André Luiz Mendonça, lembra que esta ação vai, exatamente, ao encontro do Decreto 37.115, que criou o Programa Brasília nos Parques, com a finalidade de incentivar o uso público das áreas verdes.

O Programa é coordenado por um comitê gestor, composto por 11 órgãos governamentais. “Todas as Secretarias começam atuar de alguma forma, e obedecendo a vocação do parque, trazendo a comunidade cada vez mais para dentro desses espaços ecológicos”, explica o gerente, lembrando que, a princípio, as feiras começarão por esses dois parques, mas que a ideia é estender o projeto a outras UCs.

Parque Águas Claras – Em seu interior flui o córrego Águas Claras, o qual deu origem ao nome da cidade, que é caracterizada por sua composição verticalizada. Longas e largas trilhas contornam o parque, tornando-o ideal para a prática de corridas e caminhadas. Diversas quadras, campos e equipamentos de ginástica reforçam a vocação esportiva desta UC, que também propicia a contemplação da natureza e o relaxamento à beira da lagoa e à sombra das árvores.

Parque Olhos D`água – este parque abriga imensa biodiversidade, incluindo peixes, aves, anfíbios, répteis, invertebrados e pequenos mamíferos, além da rica e bela flora. No local encontra-se ainda a Lagoa do Sapo, abastecida por diversas nascentes. A UC oferece aos seus visitantes trilhas bem calçadas, relógio do sol e áreas para contemplação, além de servir de palco para diversas atividades culturais, desde espetáculos musicais e teatrais até programações mais alternativas, como encontros de yogas, tai chi chuan e meditação.

 

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543