10/03/17 às 17h07 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Parque Veredinha sedia reunião da Rede Social de Brazlândia

O Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia, sediou na tarde do dia 7 a 2ª. Reunião da Rede Social de Brazlândia. No encontro foram apresentados os projetos em andamento no parque e ressaltada a importância do espaço ecológico para a comunidade daquela região administrativa. A apresentação ficou a cargo da equipe de agentes do Ibram daquela unidade. A reunião contou também com a exposição fotográfica da Esecae.

De acordo com os agentes de parque, entre os projetos que estão em desenvolvimento destacam-se o de reflorestamento das nascentes, educação ambiental e mutirões de limpeza.

No que se refere ao reflorestamento, já foram plantadas duas mil mudas nativas do Cerrado, por meio de compensação ambiental, e 500 mudas por meio de atividade de educação ambiental. Segundo os agentes, o foco hoje é a manutenção dessas árvores.  As atividades de educação ambiental ocorrem periodicamente, em parceria com as escolas públicas. E os mutirões de limpeza e cuidados com o parque estão sendo desenvolvidos junto com a comunidade.

De acordo com os agentes o objetivo, ao ceder o espaço para a realização da reunião, foi dar visibilidade ao parque. “A maioria dos presentes na reunião não conheciam o espaço, como também a população pouco o conhece. Nossa intenção é mostrar para as pessoas a importância desta Unidade de Conservação, para que se amplie cada vez mais o número de pessoas envolvidas com seu uso responsável e sua preservação”, destacou Diego Gordinho, agente de parque local.

A Rede Social de Brazlândia existe desde 2004 e realiza reuniões mensais para apresentar propostas e debater meios para a efetivação dos pleitos da comunidade. É coordenada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) com participação de representantes da comunidade, Ong´s e de diversas instituições públicas, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Administração Regional, Coordenação Regional de Ensino, Coordenação Regional de Saúde, SEDESTMITH, Conselho Tutelar, e outros órgãos públicos.