Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/14 às 13h44 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Parque Sucupira: Planaltina ganha espaço de meio ambiente e lazer

A região Administrativa de Planaltina, que tem o início de sua história ligada à exploração das minas de ouro e esmeralda, vai poder contar com mais uma “joia” a partir desta semana, esta é de natureza ecológica e está recebendo algumas lapidações. É o parque Recreativo Sucupira, que terá a primeira etapa de suas obras entregue no próximo domingo, 01 de junho, dentro do Programa Brasília Cidade Parque, desenvolvido pela Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Os investimentos somaram R$ 2,4 milhões.

O parque ganhou nesta primeira fase: guarita, sede administrativa, edificação para educação ambiental, banheiros – masculino e feminino e outro exclusivo para portadores de deficiências-, pista de caminhada, quadro poliesportiva, quadra de areia, pista de skate e urbanização. Os recursos que propiciaram as melhorias são oriundos de compensação ambiental de atividade da empresa Votorantim. As obras foram realizadas em nove meses.

Para o secretário da Semarh, Paulo Lima, o parque vai proporcionar aos moradores de Planaltina lazer, entretenimento aliados ao contato com a natureza. “O Parque Recreativo Sucupira tem como objetivos principais propiciar à população atividades lúdicas em contato com a natureza; atender às necessidades básicas de lazer com a disponibilização de um espaço onde sejam realizadas atividades artísticas, culturais e desportivas; estimular a valorização da qualidade de vida da população local, conscientizando as pessoas da necessidade de preservar e conservar o meio ambiente; e oferecer à comunidade um espaço para convivência harmônica com a natureza”, explica

O Programa “Brasília, Cidade Parque” visa implantar e revitalizar os 72 parques do Distrito Federal de maneira sustentável, com recursos de compensação ambiental e florestal. Na vanguarda das discussões ambientais mundiais, o programa foi apresentado como case de sucesso da gestão ambiental brasileira na C-40, conferência que reuniu os prefeitos das principais metrópoles do mundo, durante a Rio+20, na cidade do Rio de Janeiro, em 2012.

Com o Sucupira, serão 13 parques entregues:  Areal, Uso Múltiplo da Asa Sul, Dom Bosco (Lago Sul), Olhos D'Água (Asa Norte), Bosque (Sudoeste), Águas Claras, Jequitibás (Sobradinho), Jardim Botânico, Ezechias Heringer (Guará), Três Meninas (Samambaia), Saburo Onoyama (Tagiatinga) e o Lago do Cortado (Taguatinga). Ainda este mês serão entregues também os parques do Riacho Fundo e da Estrutural.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543