Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/06/17 às 18h00 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Parque Sucupira ganha espaço para compartilhar informações

O Parque Recreativo Sucupira, localizado na região Administrativa de Planaltina, ganhou esta semana um espaço novo. É uma sala, onde estarão disponíveis para estudantes, frequentadores do parque, pesquisadores e a comunidade em geral informações sobre todas as Unidades de Conservação existentes na RA. A iniciativa contou com a participação dos alunos do curso de gestão ambiental da Faculdade UnB de Planaltina. Eles trabalharam por quase um mês fazendo a limpeza e recuperação do espaço. “A sala representa liberdade para a população entender mais sobre o parque”, explica o agente de unidade de conservação e parques, William Neres de Araújo, administrador substituto da UC.

Segundo William, os estudantes realizaram a retirada dos materiais e entulhos que estavam na sala, a limpeza e pintura do espaço, confeccionaram cavalete em bambu, banners com as principais informações das UCs de Planaltina e ainda uma cortina em tecido Chita, “que deu um certo charme ao local, tornando-o mais aconchegante”. O trabalho começou em 10 de maio e encerrou em 20 de junho. Ao todo foram dez visitas da turma de estudantes.


Parque Sucupira ganha espaço para compartilhar informações 2 
Foto: Divulgação

“A sala será um ambiente autônomo, disponível aos usuários no horário de expediente, isto é, das 7h00 às 19h00”, diz o administrador da UC. Vai ofertar informações como leis de criação, área, perímetro, categorização, fauna, flora, recursos hídricos, entre outros, além e disponibilizar panfletos e folders, produzidos pela área de educação ambiental do Ibram.  

William conta que a ideia surgiu devido à procura por informações por parte dos usuários nos finais de semana, período em que o parque abre, mas que não há expediente de servidores. “As pessoas procuram por folders da educação ambiental e buscam informações sobre as condições dos espaços ecológicos. Diante dessa situação, o Agente de UC, Carlos Augusto, sugeriu uma sala para suprir as demandas dos usuários.  Ao ser repassado esse cenário aos alunos de gestão Ambiental da FUP, eles se interessaram em implantar a ideia. Diante do entusiasmo mostrado pelos estudantes, a administração do parque deferiu o pedido e deu total liberdade para eles desenvolverem e executarem o projeto”, esclarece. 


Parque Sucupira ganha espaço para compartilhar informações 3                                                                                  Foto: Divulgação


Parque Sucupira – Caracterizado por abrigar significativa área preservada de Cerrado típico e proteger uma das margens do córrego Fumal, na extensão que abrange o parque, o Sucupira é uma UC onde é possível avistar diversos pássaros como araras, sabiás, asa-brancas, tucanos. Há também tatus e saruês e, por estar próximo à ESECAE, à fauna é mais diversificada.

O parque possui quadras esportivas, equipamentos de ginástica, pista de skate, PEC, banheiros, sede e escola de educação ambiental Atributos ambientais sensíveis – APP do córrego Fumal, mata de galeria e solos hidromórficos, nascentes do córrego buritizinho. Em média o parque recebe 500 usuários diários nos finais de semana, e nos períodos de férias este público chega a dobrar.

 

 

 

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543